Durante o período, 22 casos mostrados no telejornal da RBS TV SC foram solucionados

O quadro
Desaparecidos, do Jornal do Almoço, completou um ano na
RBS TV SC nesta semana. Criado para ajudar famílias e pessoas cujos parentes e amigos desapareceram, o quadro auxiliou na solução de 22 casos durante este período. Toda semana, direto do Largo da Alfândega, no centro da Capital, a repórter Graziane Ubiali se reúne com as famílias, que buscam ajuda para solucionar os casos.
Durante um ano, o quadro ainda contribuiu de outras formas para as famílias, como a criação de uma delegacia especializada em casos de desaparecimento. A unidade deve começar a funcionar em setembro no município de São José, na Grande Florianópolis, e atenderá moradores de toda Santa Catarina. Outra vitória foi a fiscalização do cumprimento da lei municipal que determina a exibição de fotos de desaparecidos antes do início de filmes em salas de cinemas da Capital. Em uma parceria com a ONG Criação, os familiares de pessoas desaparecidas agora podem contar com apoio psicológico gratuito.
– São situações muito complicadas de famílias que estavam até então abandonadas e é importante ajudá-las. Cada programa é um aprendizado. Pensamos que essa realidade está muito distante da gente, mas na verdade pode ficar bem próxima. Felizmente, nesse tempo em que estou no quadro, conseguimos algumas conquistas e isso é muito gratificante – comenta a repórter.
A atração vai ao ar todas as terças-feiras a partir das 12h no Jornal do Almoço da Grande Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Centro-Oeste. As fotos e os contatos dos familiares que pedem ajuda estão no
G1 Santa Catarina.