As cinco reportagens foram produzidas, por profissionais da emissora, no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Este ano, o projeto Criança Esperança da Rede Globo conta com a participação especial da RBS TV RS. Todas as cinco reportagens da Região Sul do Brasil foram produzidas por uma equipe de profissionais que atuam na RBS TV em Porto Alegre. Durante o mês de junho, a repórter Patrícia Cavalheiro, o repórter cinematográfico Marcelo Theil e o operador de áudio João dos Santos visitaram cinco projetos sociais no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Estas matérias especiais sobre o Criança Esperança irão se somar a outras, realizadas pela Globo nas demais regiões brasileiras, e estão sendo apresentadas desde domingo (11) no Fantástico e nos telejornais da emissora.
No Rio Grande do Sul, a equipe conheceu o trabalho da Biblioteca Comunitária Nova Chocolatão, que beneficia crianças e adolescentes numa das áreas mais carentes da capital gaúcha. Também esteve no Instituto Lenon Joel pela Paz, que ministra cursos profissionalizantes para jovens carentes.
No Paraná, a Associação Toledense dos Atletas de Cadeiras de Roda, do município de Toledo, e o Coral Infantil Dikaion, de Piraquara, mostraram como o esporte e a música podem mudar para melhor a vida de jovens com deficiências e alunos do Ensino Fundamental.
E em Santa Catarina, a reportagem foi à praia de Pântano do Sul, em Florianópolis, para divulgar o projeto Estrelas do Mar, que promove empreendedorismo entre jovens em situação de risco social, por meio de teatro, cinema, jogos educativos e treinamentos.
Além do trabalho de reportagem, todas as matérias realizadas no Sul do Brasil foram editadas na RBS TV RS em Porto Alegre, pelo editor de texto Jefferson Pacheco e pelos editores de imagens Giovanni Rodrigues, Luciano Lucas e Marcos Severo. O trabalho recebeu o apoio da RBS TV Florianópolis, de Santa Catarina, e da RPCTV, do Paraná, afiliadas da Globo nos estados.