Jornalista da Rede Globo esteve em Florianópolis nesta sexta-feira (9) em evento promovido pela entidade
O jornalista e apresentador da Rede Globo, Tiago Leifert, foi um dos palestrantes do 15º Congresso Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, realizado em Florianópolis, entre 7 e 9 de agosto. A partir do tema “Cliente: sua melhor mídia”, profissionais de várias áreas de comunicação falaram de sua relação com diferentes públicos. O evento é promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e, neste ano, é presidido por Mário Neves, diretor-geral da RBS TV em SC.
Durante o encontro, Tiago Leifert falou sobre o início de sua carreira e de como contribuiu para a transformação da linguagem do jornalismo esportivo. Atuando hoje como editor-chefe do Globo Esporte SP, o jornalista propôs uma mudança de conceito e, consequentemente, de aproximação com o público.
– Transformar uma linguagem não é fácil. O erro é pensar que basta ser engraçado ou tentar ser engraçado para fazer um programa de esporte, mas vai muito além disso. As pessoas demoraram para entender que existe todo um trabalho por trás deste conceito, que leva muito em conta a edição e produção dos programas – comentou ele durante a palestra.
Para Tiago, além de um país de futebol, o Brasil também é um país de novelas. Por isso, ele aposta e se preocupa em contar boas histórias, com edições diferenciadas e que tenham relação direta com o público. Esta inovação na apresentação e a linguagem informal aproximam cada vez mais os telespectadores do programa.
– Essa mudança no Globo Esporte São Paulo é muito mais para quem não gosta de esporte, pois quem já gosta, acompanha o programa há anos. Por isso, é importante saber contar histórias e não apenas relatá-las – avalia ele.
Além do esporte, Tiago assumiu um novo desafio em 2012 na Rede Globo: apresentar o The Voice Brasil. O jornalista, que também já foi DJ, falou sobre a fácil adaptação ao apresentar um programa de entretenimento e da notoriedade que o The Voice o proporcionou.
A palestra contou com a mediação de Mário Neves e de dois debatedores que já atuaram na área de comunicação: o Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e o dirigente e técnico esportivo, Renan Dal Zotto.
Novas tecnologias em foco – Na quinta-feira (8), o Congresso promoveu o Painel Novas Tecnologias, com a presença de Alexandre Jobim, Vice-Presidente Jurídico e de Relações Governamentais do Grupo RBS. O painel, que debateu o uso das novas tecnologias na radiodifusão, contou ainda com representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel. No encontro, foi anunciado o lançamento de um edital para fazer a migração das rádios AM para FM.
O 15º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão tem o patrocínio da Caixa, Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, BRDE, Fiesc, Sebrae/SC e Sert/SC.