400 alunos de 15 municípios disputam vagas para a grande final
De 7 a 11 de agosto, a cidade de Balneário Arroio do Silva será sede da Etapa Regional Sul do Bom de Bola 2013. A solenidade de abertura será às 13h30min no Centro Esportivo Municipal Severo Scaini, mas os jogos começam às 8h30min de quarta-feira (7) no Centro Esportivo Municipal e também no Estádio Dite Freitas.
O campeonato contará com a participação de 20 equipes, representando escolas públicas e privadas. Serão 10 na categoria feminina e 10 na masculina, de 20 municípios, totalizando cerca de 400 alunos-atletas.
Os vencedores garantem vaga na grande final estadual, que ocorre de 16 a 20 de outubro, na cidade de Canoinhas.
A etapa Leste Norte acontece simultaneamente na cidade de Mafra. A solenidade de abertura será nesta terça-feira (6), às 20h, no Ginásio de Esportes do Clube Zepelin. Ambas as etapas seguem até 11 de agosto.
Já a etapa Oeste ocorre em Itapiranga, entre os dias 13 e 17 de agosto. A última etapa das regionais acontece em Lages, sede da fase Centro-Oeste, nos dias 25 a 29 de setembro.
Classificam-se o campeão e o vice de cada regional, somando oito equipes no masculino e mais oito no feminino. Além destes, as regionais que tiverem o maior número de inscritos também classificam o terceiro colocado, chegando a 18. O município de Canoinhas, que vai sediar a final, tem lugar garantido também nas duas categorias, fechando 20 equipes.
A 22ª edição do projeto iniciou em março com a fase escolar, depois passou pela fase municipal. Em seguida, vieram as microrregionais, e agora o Bom de Bola está na fase regional. Este ano, participam 78 mil atletas de 3.120 escolas em 267 municípios.
Sobre o Bom de Bola
O Bom de Bola é um campeonato catarinense escolar que acontece na modalidade de Futebol de Campo, nos naipes masculino e feminino, com idade entre 12 e 14 anos. Realizado desde 1992, tem o objetivo de promover o esporte amador, a educação para a cidadania e o desenvolvimento humano.
O projeto, consolidado no cenário esportivo catarinense e reconhecido formador de craques do futebol brasileiro, já revelou atletas como Eduardo Costa (Avaí), Marquinhos (Avaí), Douglas (Corinthians) e André Santos (Flamengo). “O Bom de Bola trabalha a cidadania, a ética, o companheirismo e todos os outros valores que consideramos primordiais para a formação de um bom cidadão. E nada melhor que utilizar o esporte como ferramenta para motivar e envolver as crianças e adolescentes”, afirma Luiz Carlos Fraga, coordenador do projeto Bom de Bola.