Produções foram premiadas em 14 categorias durante evento nos estúdios da RBS TV RS nesta terça-feira (6)
Na noite desta terça-feira (6) foram apresentados os vencedores da edição 2013 do Prêmio Histórias Curtas. O evento realizado pela RBS TV ocorreu na sede da emissora, no Morro Santa Teresa, em Porto Alegre. Foram premiadas 14 categorias diferentes. A votação do júri oficial foi feita por uma academia formada por 118 profissionais de todo o Brasil e auditada pela empresa PWC (Price Waterhouse Coopers).
Com apresentação de Sara Bodowsky e Roger Lerina, o Prêmio Histórias Curtas contou ainda com a participação dos atores Leonardo Machado, Evandro Soldatelli, Eduardo Mendonça, Rafael Guerra; os apresentadores da RBS TV Rodaika, Shana Müller e Neto Fagundes; os cineastas Jorge Furtado, Gilson Vargas, Marta Biavaschi, Giba Assis Brasil, Ana Luiza Azevedo; as produtoras executivas Luciana Tomasi e Nora Goulart; a gerente de programação da RBS TV Alice Urbim; e o diretor do Núcleo de Especiais da RBS TV Gilberto Perin.
As produções “O Homem que Conserta Estrelas” (Melhor Curta - Júri Oficial, Música Original e Montagem), “Libertadores” (Roteiro, Ator e Direção de Arte) e “Trique-Trique” (Direção, Ator Coadjuvante e Fotografia) foram os grandes vencedores da noite, com três troféus cada. “O Último Chocolate” venceu em duas categorias (Atriz e Atriz Coadjuvante) e “Pierre e a Mochila” também ganhou dois prêmios (Produção e Desenho de Som). “Nada de Mais” recebeu o prêmio de Melhor Curta – Júri Popular.
Confira a lista completa dos vencedores:
Júri Oficial: “O Homem que Conserta Estrelas”, de Denise Marchi (Besouro Filmes).
Júri Popular: “Nada de Mais”, de Bruno Carvalho (Matilha Filmes).
Direção: Vicente Schereder (“Trique-Trique”)
Roteiro: Gustavo Fogaça (“Libertadores”)
Atriz: Bibi Rosito (“O Último Chocolate”)
Ator: Marcos Contreras (“Libertadores”)
Atriz Coadjuvante: Nadya Mendes (“O Último Chocolate”)
Ator Coadjuvante: Adriano Basegio (“Trique-Trique”)
Direção de Produção: Gina O’Donell (“Pierre e a Mochila”)
Fotografia: Arno Schuh (“Trique-Trique”)
Música Original: Caio Amon (“O Homem que Conserta Estrelas”)
Arte: Ana Henriques (“Libertadores”)
Montagem: Daniel Laimer (“O Homem que Conserta Estrelas”)
Desenho de Som: Rita Zart e Felipe Puperi (“Pierre e a Mochila”)
Prêmio Histórias Curtas
É a etapa final de um concurso que seleciona oito projetos de curtas de ficção, documentário e animação. Em 13 anos, o projeto já produziu 104 curtas, envolvendo artistas, roteiristas, diretores e técnicos do Rio Grande do Sul. Por meio de um concurso público, a RBS TV financia cada projeto com R$ 40 mil, além de empréstimo de equipamento de gravação e finalização.