Jornal vai até as comunidades locais buscar opinião, críticas, elogios e sugestões dos leitores
Uma iniciativa pioneira foi colocada em prática pelo Diário de Santa Maria (DSM) na última quarta-feira (31 de julho). Foi a data da primeira reunião do seu Conselho Itinerante do Leitor e do Internauta. O Conselho do Leitor, assim denominado na sua primeira edição, em 2002, data de fundação do jornal, foi totalmente reformulado. A principal mudança não está no nome, mas na sua forma. Em vez de os conselheiros irem até o jornal para as reuniões mensais, a partir de agora é o jornal que irá até os conselheiros. Também não haverá mais mandato de um ano para o grupo de conselheiros, e, sim, formação de grupos mensais.
– O Diário nasceu com o Conselho do Leitor. Temos conselheiros históricos, de diferentes mandatos, que contribuem com o jornal até hoje, apesar de não fazerem mais parte do grupo. Queremos ampliar essa participação, mas não só isso. Queremos sair do conforto da nossa sala de reuniões junto à redação para enxergar as demandas de mais e mais leitores de dentro das suas comunidades – destaca a editora-chefe do DSM, Andreia Fontana.
A primeira reunião nesse novo modelo teve como conselheiros os integrantes do Grupo de Idosos Santa Marta, grupo que se reúne sempre às quartas-feiras, tendo como local de encontro o Posto de Saúde Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta, em Santa Maria. Presidido por Thomazia Dornelles, o Grupo de Idosos Santa Marta conta com 80 participantes, e a reunião teve a participação de 29. A coordenação do encontro foi da editora de Opinião do DSM, Thaise Moreira, com apoio da editora de Produção, Silvana Silva.
Conselheiros fizeram elogios, críticas e sugestões
Na reunião, os conselheiros opinaram sobre o conteúdo publicado e as diversas seções que compõem o jornal. Para a dona de casa Mara Penna dos Santos, 58 anos, uma das seções preferidas é a página de Saúde, publicada às segundas-feiras. Mara também gosta das crônicas de J. Bicca Larré. Já o funcionário público aposentado Paulo Roberto Canabarro dos Santos, 60 anos, disse que lê o jornal diariamente e gosta da página policial, das palavras cruzadas e do esporte. – Compro todos os dias, junto com o pão na padaria. O jornal é bem completo – elogiou.
Além do jornal impresso, os conselheiros também opinaram sobre o site do Diário de Santa Maria. E foi nesse tom que a reunião se desenrolou, com elogios, críticas e sugestões ao produto oferecido aos leitores. A próxima reunião do Conselho Itinerante do Leitor e do Internauta ocorrerá em agosto, com outro grupo de conselheiros atuante na cidade.
– Iremos ao encontro dos nossos leitores nas suas comunidades, ouvindo suas críticas e contribuições e, a partir das informações recebidas, buscaremos fazer um jornal cada vez mais próximo e que agregue valor ao cotidiano dos nossos leitores – afirmou o gerente regional da RBS Santa Maria, Neimar Beschoren.