Matérias contam como mulheres que entregaram recém-nascidos a quadrilhas, agora procuram os filhos, sensibilizadas com o apelo dos jovens vindo de Israel
O Diário Catarinense traz nas edições de domingo (4) e segunda-feira (5) a reportagem especial “Mães do Brasil”. O trabalho jornalístico da repórter Mônica Foltran destaca a busca de dezenas de mulheres que foram abordadas por quadrilhas de tráfico de pessoas e doaram seus bebês a partir da década de 1980.
O movimento das mães é o inverso do registrado pelo DC há um ano. A série “Órfãos do Brasil”, veiculada de 5 a 12 de agosto de 2012, contava as histórias de jovens adotados por famílias de Israel, tirados de mães carentes e vendidos no exterior. Desde que o DC levantou a possibilidade de reencontros, mulheres de diferentes pontos do Brasil se manifestaram, renovando a esperança de retomar o passado.
A reportagem “Mães do Brasil” tem versão online no site Diario.com.br, com vídeos, linha do tempo, conteúdos extras e uma galeria de mães vítimas das quadrilhas, que resolveram ir à luta na busca pelos filhos biológicos.
Em um ano colecionando repercussão nacional com a série “Órfãos do Brasil”, o DC transformou em compromisso a busca de mães e filhos vítimas do tráfico de bebês no Sul do Brasil. O conteúdo jornalístico alcançou repercussão internacional. Sete mães já foram localizadas pelos filhos de Israel.