Monday, 22 de July de 2013

Zero Hora publica série de editoriais interativos sobre a Reforma Política

Opinião é antecipada na internet e leitores se manifestam sobre as ideias da empresa

Opinião é antecipada na internet e leitores se manifestam sobre as ideias da empresa

Uma série de editoriais produzida pela Editoria de Opinião de Zero Hora está debatendo com leitores do Rio Grande do Sul a Reforma Política no Brasil. Os textos, com a visão do Grupo RBS, são antecipados nos sites dos jornais, com links para as redes sociais, desde o domingo (21). Até a próxima sexta-feira (26), os comentários da audiência selecionados para as edições impressas mantêm a proporcionalidade de aprovações e discordâncias entre as manifestações recebidas até as 18h do dia anterior. No mesmo período, a reportagem de Política e a colunista Rosane de Oliveira de ZH também abordam o tema.

Na estreia da série, a RBS defendeu o fim da obrigatoriedade do voto, depois de o país qualificar a atual estrutura partidária e revisar o sistema eleitoral, e propôs a seguinte questão aos leitores: Você concorda que o Brasil deve adotar o voto facultativo? Nesta segunda, o editorial, que também defendeu o fim da reeleição perguntou à audiência: Você concorda com o fim da reeleição para cargos de comando no Executivo? Os comentários são postados no blog www.zerohora.com/opiniaozh e nas redes sociais.

O Editorial Interativo é publicado aos domingos. Em 2011, conquistou o Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na categoria Opinião, por abordar questões de grande interesse social, como educação, insegurança e questões eleitorais, com linguagem simples, sem evitar a complexidade dos problemas, sendo considerada uma contribuição à educação em civilidade e democracia. O objetivo da premiação é estimular a excelência do jornalismo e a defesa da liberdade de expressão em toda a América.

Os pontos para o debate:

Dia 21 –Voto obrigatório ou facultativo?

Dia 22 – O fim da reeleição

Dia 23 – Financiamento de campanha

Dia 24 – Representação política

Dia 25 – Horário eleitoral

Dia 26 – Sistema de governo