Além de reportagens especiais, leitores terão acesso a um mapa interativo com cada etapa da obra e as interdições de tráfego
O Jornal de Santa Catarina lança nesta sexta-feira (19) a campanha BR-470 - Todos de Olho e convoca a população a se tornar inspetora da duplicação, zelar pelo bem-comum e cobrar um serviço eficiente. A partir de agora, com a ordem de serviço assinada, além de reportagens especiais para as edições impressas, o Santa preparou um guia para os leitores acompanharem, desde o início, cada etapa da duplicação. O material será disponibilizado na internet, no endereço www.santa.com.br/470, e reunirá informações relativas à execução dos trabalhos, prestando um serviço aos usuários.
Serão publicados detalhes sobre o andamento da obra, alertas sobre interdições no trânsito, galeria de fotos, histórias das pessoas que vivem o cotidiano da estrada, relatos dos familiares das vítimas, conteúdos especiais multimídia e os números estatísticos de uma das principais artérias rodoviárias do Sul do país.
Uma das ferramentas do site especial é o Duplicoscópio, desenvolvido pelo engenheiro de automação e programador Jonathan Kraemer, 27 anos. O aplicativo é um mapa interativo que permite que o usuário conheça os detalhes da duplicação, os pontos críticos, as soluções de engenharia para os gargalos do trânsito e a abrangência de cada um dos quatro lotes. No mapa, é possível ver também o passo a passo das obras e identificar quais segmentos estão em execução, como pontes, contenção de encostas, terraplenagem, implantação de viadutos e alças de acesso.
Como transtornos no trânsito são naturais para uma obra dessa magnitude, o Duplicoscópio exibirá pontos de intervenção no tráfego, indicando também rotas alternativas.
Para a concepção do aplicativo, foram necessários cerca de cinco meses de contatos do Santa com Kraemer, blumenauense que há um ano e meio vive em Cary, na Carolina do Norte (EUA). O programador foi premiado com o primeiro lugar em concurso do Google, entre 87 profissionais de 27 países, com o projeto Enchentes.org, uma ferramenta que indica as áreas alagadas de Blumenau e a localização dos serviços de emergência e abrigos.
O material que será disponibilizado nas edições impressa e online do Santa foi idealizado e produzido pelo repórter Cristian Weiss, com acompanhamento e edição de Vinicius Dias e Cleisi Soares.
A campanha BR-470 - Todos de Olho é a terceira que o Santa lança. Desde 2000, o inconformismo com a morosidade, a burocracia e o consequente disparo no número de fatalidades na estrada federal mais importante do Vale levaram o Santa e a RBS TV a encabeçar outras duas campanhas: Solução Urgente, Urgentíssima e Prioridade do Vale.