Wednesday, 10 de July de 2013

GuiaBolso recebe rodada de investimento liderada pelo Fundo e.Bricks Early Stage

Ao todo, a primeira ferramenta na internet brasileira a oferecer serviços de gestão financeira para pessoas recebeu aportes de oito investidores

Ao todo, a primeira ferramenta na internet brasileira a oferecer serviços de gestão financeira para pessoas recebeu aportes de oito investidores

O GuiaBolso (www.guiabolso.com.br), primeira plataforma de gestão financeira que auxilia na resolução de dívidas e na tomada de decisões econômicas, acaba de receber uma segunda rodada de investimentos capitaneada pelo Fundo e.Bricks Early Stage, fundo venture capital da e.Bricks Digital, empresa do Grupo RBS dedicada a desenvolver negócios no setor. O investimento total contou com a participação do fundo norte-americano Valor Capital e seis investidores-anjos. Com a parceria, a empresa passa a fazer parte do portfólio de investimentos do Fundo e.Bricks Early Stage, que é focado no mercado de empreendimentos digitais em estágio inicial.

O GuiaBolso foi lançado no Brasil com intuito de ajudar na administração financeira das famílias brasileiras, procurando diminuir a inadimplência, a difundir a melhor gestão financeira e estimular o equilíbrio entre receitas e gastos. A ferramenta foi idealizada por dois ex-consultores da McKinsey & Company, o norte-americano Benjamin Gleason e o brasileiro Thiago Lobato Alvarez. Juntos, eles criaram o GuiaBolso para oferecer um serviço de consultoria financeira online e gratuito, que ajuda as pessoas a entenderem, gerenciarem e melhorarem sua vida financeira por meio de recomendações personalizadas.

“Enxergamos no GuiaBolso empreendedores com um forte histórico de mercado e altamente capacitados para trazer inovação ao mercado de finanças pessoais. Além disso, acreditamos que a empresa, através de sua ferramenta para melhorar a gestão do orçamento familiar, pode gerar valor real na cadeia de serviços financeiros”, conta Pedro Sirotsky Melzer, managing director do Fundo e.Bricks Early Stage.

“Já contamos com uma forte equipe formada por desenvolvedores e economistas, que fazem do GuiaBolso uma ferramenta fácil e completa para o usuário. Porém, esse investimento tornará possível ir além, com a criação de novas funcionalidades”, explica Gleason. Para Alvarez, o aporte representa a credibilidade que o mercado dá para a plataforma. “Isso, mais do que nunca, comprova que estamos no caminho certo, desenvolvendo uma tecnologia com respaldo do mercado e oferecendo um serviço gratuito, com impacto positivo para os usuários”.

Funcionamento

Ao se cadastrar no GuiaBolso, o usuário informa sua renda, principais despesas, dívidas, compras parceladas, etc. O sistema, então, traz um panorama da situação geral do usuário, definindo-o de acordo com quatro perfis financeiros: em apuros, no limite, poupador e investidor.

A partir dessa classificação inicial, a plataforma gera recomendações específicas à situação de cada usuário. Caso tenha muitas dívidas, por exemplo, o GuiaBolso sugere renegociar ou trocar por uma dívida com juros menor. Além disso, o sistema também identifica oportunidades para cortar gastos, comparando o usuário com outros que conseguiram mudar seu perfil financeiro, ajudando-o assim a  manter suas contas dentro da renda mensal.

No outro extremo, o GuiaBolso incentiva o usuário a organizar as contas de forma que seja possível poupar ou investir, planejando assim o futuro.

Por ser uma plataforma 100% web, a ferramenta é acessível de qualquer computador, seja o de casa ou do trabalho. Todas as informações financeiras dos usuários são sigilosas e protegidas por rigorosos padrões de segurança, garantindo a privacidade.

Sobre o GuiaBolso

O GuiaBolso (www.guiabolso.com.br) é um consultor financeiro online e totalmente automatizado, que é capaz de analisar os problemas financeiros e recomendar as melhores soluções possíveis. Trata-se da primeira plataforma do gênero no Brasil, auxiliando na resolução de dívidas e na tomada de decisões econômicas.

Sobre o Fundo e.Bricks Early Stage

O Fundo e.Bricks Early Stage é um fundo de venture capital da e.Bricks Digital focado no mercado de empresas digitais em estágio inicial. Com operação própria e governança independente – visando garantir a agilidade e maximização do retorno de seus ativos – o Fundo Early Stage investe preponderantemente em startups que estejam em fase de pré-receita até faturamento anual de R$ 10 milhões. Já fazem parte do seu portfólio startups como RockContent, ZoeMob, Juv&You, e GuiaBolso.

Sobre a e.Bricks Digital (www.ebricksdigital.com.br)

A e.Bricks é uma empresa de investimento no setor digital do Grupo RBS. Realiza investimentos em empresas growth stage e possui um fundo dedicado à startups iniciantes, early stage. A e.Bricks investe majoritariamente em companhias brasileiras, inovadoras, em estágio de alto crescimento, líderes em suas áreas de atuação e com empreendedores de excelência.

Atualmente atua em três principais setores: e-commerce segmentado, mobile e mídia digital e tecnologia. Já fazem parte do portfólio as empresas Wine.com.br, Predicta, Pontomobi, Guia da Semana, ObaOba, Hagah, Lets e Vitrinepix.

Com base em São Paulo, a companhia foi lançada em outubro de 2012 e possui portfólio de dez empresas growth stage e nove early stage.