Diretor comercial da emissora em SC, Delton Batista, palestrou em evento de comunicação realizado nesta quarta-feira (10)
A fim de promover os meios de comunicação e veículos regionais junto ao mercado publicitário, incentivando a troca de experiências, o Grupo de Mídia de SC realizou nesta quarta-feira (10), com patrocínio da RBS TV, a segunda edição do ano do evento Fala Mídia. O tema desta edição foi o mercado de televisão aberta, principalmente em Santa Catarina.
Um dos palestrantes foi Delton Batista, diretor comercial da RBS TV, que abordou temas como a participação da televisão aberta no mercado publicitário, a integração da TV com as novas mídias, as perspectivas para o futuro da televisão no Brasil e a atuação da RBS TV no Estado.
Na abertura da palestra, os participantes assistiram a vídeos gravados especialmente para o evento, com estrelas da Rede Globo como Daniela Escobar, Fabiana Karla, Paula Braun, Pedro Bismarck e Jean Pierre Noher.
Novos rumos da TV aberta
Segundo Delton, hoje, com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país e do poder aquisitivo dos brasileiros, a realidade da TV aberta mudou. A televisão está presente em quase todos os lares e é um ponto em comum para as pessoas dentro de casa.
– Os lares brasileiros são desenhados em função da televisão. A experiência de assistir TV é um ponto de convergência da família e essa é uma realidade que só tende a crescer. Aliado a isto, está a complementaridade e integração da televisão com as novas mídias. A participação ativa destas novidades no cotidiano das pessoas é fundamental para ditar os rumos da televisão – comenta Delton.
Para ele, o consumo de redes sociais simultâneo com a TV é cada vez mais frequente e isso repercute a programação da televisão de forma mais intensa e qualitativa.
– Os telespectadores estão ligados nas novelas, nos esportes, nos noticiários, filmes e interagem instantaneamente com o que estão assistindo. Essa retroalimentação das outras formas de comunicação com a TV aberta nunca esteve tão grande – diz Delton.
Essa visão também é compartilhada por Ivan Rysovas. Com passagem pela DPZ, Norte e agências internacionais, como Dentsu e OMD, Ivan foi o convidado especial para falar sobre TV aberta no evento. Diretor de Mídia da PA Publicidade, ele já atendeu clientes como Vivo, Azul, Nestlé, entre outros. Em sua palestra, Ivan falou sobre o papel do mídia no mercado de comunicação, a evolução do meio TV aberta nos últimos anos e a relação das pessoas com a televisão.
– Vemos as pessoas assistido cada vez mais televisão e compartilhando informações com outros meios, mas a TV ainda é o principal ponto de apoio para a grande parte da população – avalia ele.
A TV aberta é o meio mais utilizado pelas pessoas na busca por informações sobre os produtos que desejam comprar e é na televisão que o público desperta a vontade, o interesse em algum produto ou serviço. Consequentemente a internet ajuda no detalhamento das informações. Para Delton, com essas novidades, a televisão foi o meio que mais se beneficiou e se sofisticou. A chegada da TV digital e dos benefícios que ela proporciona, como qualidade de som e imagem e a interatividade, são atrativos que cada vez mais apontam para o crescimento da TV aberta.
Segundo o diretor da RBS TV, a projeção é de crescimento nos próximos anos não apenas por conta de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, mas também pela janela de oportunidades que se cria a todos os anunciantes, fazendo com que as marcas participem ativamente e tenham crença no futuro destes eventos. O investimento em TV aberta continua sendo o meio com maior participação no bolo publicitário.
Dados do projeto Intermeios acumulados de janeiro a abril de 2013 mostram que 67% da receita de investimento publicitário do país é investido em televisão. Neste sentido, o aumento da audiência da RBS TV também é relevante. No primeiro semestre de 2013, houve um aumento de 5% na audiência da Grande Florianópolis em relação ao ano passado. Em 2012, no primeiro semestre, na grade das 6h às 24h, a RBS TV marcou 18,56 pontos e, nos seis primeiros meses deste ano, 19,49*.
Segundo Ivan, a confiança das pessoas na TV e a participação de investimentos na televisão têm aumentado nitidamente nos últimos anos. Ele apresentou cases do Itaú, Sadia, Extra e Pão de Acúçar e ressaltou a importância de ter um target bem definido e uma estratégia clara de comunicação. Para ele, os profissionais de comunicação precisam estar cada vez mais preparados para lidar com os diferentes tipos de tecnologia.
– A evolução tecnológica permite mais proximidade e envolvimento com os consumidores e todo acompanhamento tecnológico deve ser entendido como parte do negócio – diz Ivan.
Ainda participaram do evento do evento o diretor comercial Rede Globo na região sul Marcelo Ligere e os palestrantes Roberto Bertolin, da RIC Record, e Carlos Joffre do Amaral Neto, do SBT.
A RBS TV é a maior e mais antiga afiliada da Rede Globo. Possui 18 emissoras em Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atinge 5,5 milhões de telespectadores e chega a 789 municípios, cobrindo 98% das áreas.
FONTE: PESQUISA IBOPE. SOFTWARE MEDIA WORKSTATION PREMIUM. AUDIÊNCIA (RAT%). GRANDE FLORIANÓPOLIS. UNIVERSO DOMICILIAR. FAIXA HORÁRIA: 06HS ÀS 24HS. RBS TV. JANEIRA A JUNHO DE 2012 VERSUS JANEIRA A JUNHO DE 2013. TLE.