Tuesday, 9 de July de 2013

RBS TV recebe homenagem por cobertura das enchentes de Blumenau de 1983

Solenidade realizada em Florianópolis pela Alesc homenageou pessoas e instituições envolvidas na tragédia

Solenidade realizada em Florianópolis pela Alesc homenageou pessoas e instituições envolvidas na tragédia


Em 1983, Blumenau e o Vale do Itajaí sofreram com uma das maiores enchentes da história de Santa Catarina. Por sua cobertura completa e auxílio à comunidade da época, a RBS TV em SC recebeu na segunda-feira (8) uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Na ocasião, jornalistas e autoridades relembraram no plenário da Alesc algumas histórias da tragédia que marcou o Estado.

Na solenidade, foi ressaltada a importância dos profissionais de comunicação que atuaram na época, levando informações atualizadas e de interesse público relevante à comunidade. Os profissionais de rádios amadoras também foram homenageados na cerimônia por sua cobertura dos acontecimentos e auxílio à população.

Entre os 14 condecorados da noite, estava Moacir Pereira, jornalista que, na época, ancorou a central de solidariedade da RBS TV, prestando auxílio à comunidade do Vale. Na solenidade de segunda-feira, Moacir também lançou o livro “Amin: 30 anos depois”, recuperando uma experiência de gestão de crise que notabilizou o ex-governador de SC. Representando o Grupo RBS, diretores e comunicadores participaram do evento em Florianópolis.

Cobertura do Grupo RBS resgata histórias das enchentes

Para marcar a data, os veículos do Grupo RBS prepararam coberturas especiais sobre o tema. No domingo (7), o Estúdio Santa Catarina, da RBS TV, exibiu uma grande reportagem feita por Camille Reis e Pedro Paulo Moreira sobre os 30 anos da enchente. Eles foram até Blumenau e relembraram histórias, personagens e números da tragédia. Na segunda (8), o Bom Dia Santa Catarina e o Jornal do Almoço de Florianópolis também exibiram matérias especiais sobre as enchentes.

Já o Jornal do Almoço de Blumenau resgata, até quarta-feira (10), imagens e depoimentos dos 32 dias da enchente, mostra a estrutura atual do Vale do Itajaí e o que está sendo feito para tornar ainda mais rápida a reação às consequências da chuva.

O Jornal de Santa Catarina preparou uma cobertura especial das cheias de 1983. A série “O Vale não esquece” estreou na sexta-feira (5) com a publicação do Diário da Enchente, seção que conta, ao longo de 32 dias, a agonia dos alagamentos, mas também exemplos de superação e solidariedade. A cada edição do Diário, o leitor recorda o nível do Rio Itajaí-Açu, como estava o clima na região, os acontecimentos mais importantes e as decisões de autoridades. Em 3 de agosto, o Santa publicará um caderno especial sobre prevenção de desastres naturais. O suplemento apontará 15 ações/obras que foram feitas após a enchente de 1983 e 15 investimentos que ainda precisam sair do papel para prevenir e minimizar os impactos de uma nova enchente.

No site www.santa.com.br estão disponíveis vídeos com alguns dos principais personagens da enchente de 1983. Uma galeria de fotos reúne imagens enviadas pelos leitores. Capas do Santa publicadas à época formam outra coleção que poderá ser consultada pelos internautas. Ainda no portal, uma galeria de montagens fotográficas compara imagens impactantes da cheia com a vida atual no Vale do Itajaí.

O objetivo deste trabalho de reportagem é mostrar que, apesar de tanta tristeza, o episódio de 1983 resgatou a força de reconstrução do povo blumenauense e que, para que novas tragédias não ocorram, a prevenção deve estar sempre em pauta.

Fotos: Miriam Zomer.