Letras mais legíveis, fotos maiores, nova logomarca e hierarquia mais clara dos assuntos publicados são alguns dos recursos usados no visual
O jornal A Notícia está de cara nova. As mudanças no projeto gráfico do impresso fazem parte das inovações programadas para marcar os 90 anos do AN, celebrados em 2013. Letras mais legíveis, títulos mais fortes, fotografias com maior destaque, hierarquia mais clara de informações e diagramação mais arejada são alguns dos recursos usados na estratégia de modernização visual do jornal. E esta semana o AN também comemora a conquista da renovação da certificação do ISO 14001, que equilibra a rentabilidade da empresa ao menor impacto ambiental possível. O AN é o único do país a receber este certificado e um dos poucos da América Latina.
Com um visual mais contemporâneo, semelhante ao empregado pelas revistas e pela web, o jornal reforça o predomínio da cor branca e simula o mesmo efeito da tela dos computadores de mesa, notebooks e tablets. Assinada pelo editor de arte dos jornais do Grupo RBS, Luiz Adolfo Lino de Souza, e pelo editor de arte do AN, Paulo Roberto de Oliveira, a criação do novo projeto é resultado da soma de conceitos debatidos em fóruns da Associação Mundial de Jornais (WAN) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), de comentários de leitores e de pesquisa das alternativas mais contemporâneas de design de periódicos.
O editor-chefe do AN, Domingos Aquino, explica que o projeto foi desenvolvido para atender às expectativas e necessidades de todos os tipos de leitores.
– Estamos valorizando os espaços dos colunistas e articulistas, dando ainda mais relevância à análise e à opinião para agregar diferencial à simples informação dos fatos mais importantes do dia – informa Domingos.
A logomarca de A Notícia também mudou. Alinhada ao estilo das marcas anteriores, agora a logo tem uma tipologia com mais impacto e cor mais marcante. A nova identidade também será vista nos produtos digitais do jornal. No AN.com.br, confira um vídeo teaser sobre o projeto. O vídeo também está disponível no YouTube.
Desde o início do ano, o AN vem trazendo uma série de novidades. As primeiras foram lançadas em janeiro, com a estreia de novos colunistas, revista feminina, caderno de negócios e novo guia de tevê. O perfil mais incisivo nas manchetes de fim de semana e a reformulação da revista Bella Morada são outras ações na busca por um jornal cada vez mais interessante e útil para os leitores. O diretor regional do Grupo RBS em Joinville, Bruno Watté, lembra que as ações para marcar os 90 anos do jornal começaram com uma campanha publicitária e o lançamento do aplicativo para smartphones e tablets no início do ano.
- O projeto gráfico complementa as mudanças editoriais iniciadas em janeiro, como o lançamento da revista + Estilo, do caderno Negócios & Cia. e da unificação e fortalecimento da edição de fim de semana, o A Notícia + - comenta Bruno.
Mais novidades
Ponto de vista – Três novos colunistas passam a assinar um espaço de opinião na abertura do jornal: o jornalista e historiador Apolinário Ternes, o publicitário José António Baço e o jornalista e editor de cidade do AN, Edenilson Leandro.
Comunidade – Uma nova editoria amplia ainda mais a participação dos leitores, seja via cartas, e-mails, telefonemas ou redes sociais, além de fotografias, cobranças e eventos sugeridos pelos leitores e internautas.
Almanaque – A seção Memória ganha mais espaço. As fotografias antigas de Joinville e região, as notícias históricas publicadas no AN e os principais fatos do dia no passado podem ser apreciados nesta seção.
Opinião – artigos que ajudam a refletir sobre diversos temas de Joinville e região ganham um espaço nobre, no início do jornal.
Novas capas – A capa do jornal passa a valorizar uma fotografia no espaço acima da nova logomarca. Todos os dias, essa imagem vai convidar o leitor a descobrir o que mais o AN tem para oferecer. No fim de semana, a nova logomarca se integra a uma área especial com as chamadas dos cadernos especiais da edição conjunta de sábado e domingo.
Contracapa especial – Aqueles que preferem ler o jornal de trás para frente agora podem começar a leitura diária numa contracapa especialmente pensada para valorizar belas imagens e textos leves.
Colunas – O visual mais arejado das colunas torna a leitura ainda mais agradável.
Leitura facilitada – As principais apostas da edição ganham títulos diferenciados, em letras maiúsculas, com o contraste de duas fontes e uma palavra-chave colorida.
Esporte – Os textos de abertura ganham um antetítulo em letras coloridas e maiúsculas para facilitar a leitura. No A Notícia+, Edenilson Leandro compartilha sua vivência e fala sobre esporte amador na coluna Intervalo, que passa a ser publicada semanalmente. Às sextas, a irreverência, o bom humor e o serviço para quem gosta de surfar na coluna Nas Ondas com Banana.
Cultura e lazer – No Anexo, caderno diário de cultura, variedades e lazer, a mudança ocorre nas páginas que passam a concentrar as seções de passatempo, horóscopo, programação de TV e cinema.
Nossas revistas – A + Estilo (lançada em janeiro) e a Bella Morada (reformulada em maio) mantêm seus projetos gráficos, que serviram de inspiração para o novo projeto gráfico do AN.
Temáticos – Todos ganharam novas logomarcas e estilos, além de diagramação mais leve, com conteúdo qualificado para o leitor que adora saber um pouco de tudo: viagem, universo digital, saúde, veículos, saúde e bem-estar, cultura, negócios, gastronomia, entre outros.