Com a leitura do código, leitores podem compartilhar matéria nas redes sociais
O caderno Kzuka desta sexta-feira (28), encartado no jornal Zero Hora, traz uma novidade que aumentará a interação com os leitores. Em algumas seções, a presença de um QR Code permite que os conteúdos do suplemento sejam compartilhados nas redes sociais. A novidade é resultado da parceria do Grupo RBS, por meio do seu núcleo de desenvolvimento digital no Tecnopuc, com a PUCRS e faz parte de uma experiência para testar as funcionalidades desta tecnologia.
Na edição desta sexta-feira, os leitores que curtirem a matéria sobre a onda de manifestações que tomou conta do país poderão compartilhá-la e fazer comentários em suas redes sociais. O mesmo acontece com as dicas eventos da seção “Boa da Semana”, que podem ser enviadas diretamente para a agenda do celular. Para isso, basta que o público leia o código contido nas páginas com um aplicativo para QR code do seu smartphone.
O QR Code funciona como um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica e um aplicativo que faça a leitura. Este código, após ser decodificado, se transforma em um link, direcionando o leitor para um conteúdo na web. Para usuários de iPhone, o aplicativo para ler o QRCode pode ser baixado gratuitamente na App Store. Os leitores que utilizam o Android podem buscar o QR Droid na Android Market e quem possui um Blackberry pode instalar o Blackberry QR-Code Reader.