Tuesday, 25 de June de 2013

Cineclube ZH apresenta documentário sobre João Goulart

Filme Dossiê Jango, do diretor Paulo Henrique Fontenelle, será exibido neste sábado (29)

Filme Dossiê Jango, do diretor Paulo Henrique Fontenelle, será exibido neste sábado (29)

O projeto Cineclube ZH, de Zero Hora, apresenta neste sábado (29) o documentário Dossiê Jango, do diretor Paulo Henrique Fontenelle. O longa-metragem, que revisita a história do ex-presidente brasileiro João Goulart, deposto com o golpe militar de 1964, será exibido no Espaço Itaú, às 10h30. Após, será realizado um bate-papo com mediação do colunista de ZH Roger Lerina e a participação de Fontenelle. O filme entra em cartaz no circuito de cinemas em 5 de julho.

A produção retoma o episódio da morte do político, durante seu exílio na Argentina em 1976, apresentando novos elementos e depoimentos de pessoas ligadas ao ex-presidente para reabrir a discussão sobre um possível assassinato como causa de seu falecimento. A produção apresenta documentos do serviço secreto do Uruguai e do Dops, além de entrevistas e outras gravações.

No ano passado, Dossiê Jango venceu o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio. Ganhou também o troféu de melhor longa-metragem pelo júri popular da Mostra Tiradentes deste ano.

Cineclube ZH

É um projeto mensal de Zero Hora realizado com produções que estão entrando em cartaz nos cinemas, sempre em parceria com o Espaço Itaú. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos por meio de inscrição. Para esta edição, as entradas estão esgotadas.