Instituições recebem doações e melhoram a qualidade de vida de crianças, jovens, famílias e idosos
A Campanha do Agasalho da RBS TV, realizada entre maio e junho, beneficiou dezenas de entidades em todo o Estado. Com o encerramento da campanha, as instituições receberam milhares de doações, principalmente de roupas e calçados, que estão fazendo a diferença para os mais necessitados nesta época de frio.
“Cumprimos nosso objetivo de incitar a doação e de forma espontânea, sensibilizando as pessoas sobre a importância de ir diretamente à entidade filantrópica de sua preferência para doar”, afirma o gerente de marketing da RBS TV, Francisco Sedrez.
Em Criciúma, uma das beneficiadas foi a Casa de Repouso Recanto do Idoso. "Recebemos muitas peças de roupas, em ótimo estado, ficamos muito satisfeitos", conta uma das diretoras Tânia Rosalba Crepaldi. A entidade atende idosas com idades entre 60 e 87 anos, que moram no local. Elas recebem toda a assistência necessária para a faixa-etária, com atendimento de médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, entre outros. Tânia conta que as famílias das idosas colaboram com a manutenção da Casa, mas a verba é insuficiente. Por isso, dependem de doações, que vêm da comunidade e empresas privadas.
A diretora salienta a importância de campanhas para arrecadação de donativos: "Principalmente no inverno, quando os idosos sentem muito frio e precisam de agasalhos, as campanhas são importantes e fazem toda a diferença para nós que cuidamos deles. Só com este tipo de ajuda conseguimos manter as portas abertas", afirma Tânia.
A Irmandade do Espírito Santo, IDES/Promenor, de Florianópolis, também foi beneficiada pela Campanha do Agasalho. Cerca de duas mil peças, entre cobertores, roupas e agasalhos, foram doados. A instituição atende cerca de 1 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A casa conta com creche, abrigo, jovens aprendizes e atendimento no contraturno escolar.
O superintendente da entidade, Clênio Roberto Klein, diz que a campanha, além de garantir as doações arrecadadas nos postos de coleta, também ajuda a propagar o espírito do ato de doar." É algo que percebemos todos os anos. Quando a campanha da RBS TV começa a aparecer na mídia a comunidade desperta para a necessidade de ajudar. Tanto que muitos vêm diretamente até nós trazer os donativos", afirma.
Para Clênio, o ideal é que campanhas como essa fossem promovidas por mais empresas, em todas as épocas do ano e para arrecadar todo tipo de material. "As pessoas também precisam de roupas no verão, por exemplo. E há necessidade constate de alimentos e produtos de higiene e limpeza", explica.
Em Lages, a Igreja Quadrangular, que atende famílias carentes, também recebeu doações arrecadadas na Campanha do Agasalho. Foram cerca de 6 mil peças de roupas e 100 pares de calçados, além de cobertores. A entidade tem cerca de 200 famílias cadastradas, que recebem regularmente doações de roupas e comida. A assistente da área de ação social da Igreja, Paola Schomardie, explica que as campanhas são importantes para lembrar a população sobre a importância de doar. "A campanha sensibiliza as pessoas a parar um pouco a correria do dia a dia para ver o que têm em casa para ajudar o próximo. E se cada um doar um pouquinho, com certeza vamos fazer muita gente feliz", afirma.
A Associação dos Amigos do Projeto Missão Criança, de Joinville, também recebeu donativos da Campanha do Agasalho da RBS TV. A entidade, que é mantida pela Comunidade Evangélica de Joinville, tem como principal atividade o apoio pedagógico a estudantes no contra turno escolar, com reforço escolar, lazer e atividades esportivas. São atendidas cerca de 170 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. A coordenadora do projeto, Eunice Butzke Deckmann, explica que campanhas como a da RBS TV são fundamentais para a manutenção da entidade. "Com essas ações, o vínculo entre entidade e comunidade se fortalece. Em se tratando da RBS, a campanha faz com que os olhares se voltem para nós. Isso faz com que pessoas, empresas e governos percebam a demanda da comunidade carente", finaliza.