Iniciativa busca incentivar a doação de sangue no Rio Grande do Sul
A RBS TV RS lança, nesta quinta-feira (13), uma iniciativa para incentivar a doação de sangue no Estado, a série Corrente pela Vida. Reportagens serão veiculadas nos telejornais da emissora com o objetivo de lembrar a importância de manter os hemocentros dos hospitais gaúchos sempre bem abastecidos. Novas matérias serão exibidas mensalmente até o final deste ano.
A primeira reportagem vai ao ar no RBS Notícias desta quinta-feira (13), véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na sexta-feira (14). Os telejornais Bom Dia Rio Grande e Jornal do Almoço também exibirão reportagens especiais no dia 14. O programa Vida & Saúde, também parte do projeto, exibe uma reportagem no próximo sábado (15).
A ideia nasceu de uma constatação: o pedido recorrente dos hemocentros e hospitais gaúchos para que a emissora divulgasse a necessidade de repor os estoques de sangue. Segundo a Secretaria de Saúde do RS, apenas 3% dos gaúchos são doadores. Fidelizar os voluntários é um dos principais desafios dos hemocentros, que costumam trabalhar com os estoques no limite. A falta de doadores fixos é agravada pela validade curta do material doado. Os glóbulos vermelhos, por exemplo, usados em pacientes que sofrem hemorragias, têm validade de cinco dias após a coleta. Ou seja, a necessidade de reposição é constante.
O nome "Corrente pela Vida" faz uma associação com a corrente sanguínea e com os pequenos gestos individuais que podem fazer um grande bem coletivo. Voluntários, pacientes, parentes e amigos de pacientes, médicos, enfermeiros. Todos, juntos, fazem parte de uma grande corrente em benefício da vida.