Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançam segunda fase da bandeira institucional “A Educação Precisa de Respostas” e resgata os protagonistas da campanha de maior sucesso da empresa
O Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho lançam, nesta terça-feira (11), a segunda fase da bandeira institucional “A Educação Precisa de Respostas” durante edição especial do Jornal do Almoço, exibido pela RBS TV. A novidade desta etapa é a volta dos monstrinhos protagonistas da campanha institucional de maior sucesso da história da empresa, lançada em 2003. Durante o programa, que contou com a participação de estudantes, pais, professores, personalidades da educação do RS e parceiros do projeto, foi apresentado o novo filme institucional, que conta com a atuação dos personagens e o conhecido jingle, agora falando de educação.
Do estúdio da RBS TV RS, a apresentadora Cristina Ranzolin, junto do monstrinho Bicho-Papão, chamou diversas reportagens especiais sobre educação e uma entrevista gravada com o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky. Membros da Diretoria Executiva e do Conselho Editorial também estiveram presentes. Em matérias, as jornalistas Ângela Ravazzolo e Julia Antunes mostraram dados relativos à educação no RS e no SC, respectivamente, como o número de crianças e adolescentes fora da escola, de jovens matriculados no Ensino Médio, o índice de repetência no Ensino Médio e a quantidade de professores sem Ensino Superior. O repórter Manuel Soares esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba, localizada na Zona Sul de Porto Alegre, conversando com direção, professores e alunos.
Em SC, os dois blocos do Jornal do Almoço dedicados ao lançamento da segunda fase da bandeira foram ancorados pelo comunicador Mário Motta e transmitidos para todo o estado de Santa Catarina. Além de pais, estiveram presentes na plateia professores e alunos das escolas com o maior IDEB das séries iniciais de Florianópolis – Escola Básica Osmar Cunha, E. B. Osvaldo Machado, E. B. Batista Pereira e Colégio de Aplicação da UFSC. Mário entrevistou alguns dos presentes e a Mula Sem Cabeça também esteve no estúdio para marcar a estreia dos monstrinhos. O comunicador Edsoul participou do JA ao vivo, diretamente da E. B. Adotiva Liberato, reconhecida por seus excelentes projetos de incentivo à leitura.
– Esta segunda fase da campanha é mais uma demonstração do comprometimento da RBS com este tema, manifestado no ano passado com a apresentação dos nossos compromissos com a educação. Acreditamos que, ao trazer de volta personagens tão queridos, vamos engajar um público mais amplo, especialmente as crianças e os adolescentes, sem perder a consistência de conteúdo que requer este assunto tão relevante para o desenvolvimento do nosso país – afirmou Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.
Para incentivar a discussão do tema e dar visibilidade a soluções que elevem a qualidade da Educação Básica no país, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a campanha conta com o Bicho-Papão, a Mula Sem Cabeça, o Diabo, a Bruxa, o Boi da Cara Preta e seus filhotes. Ao retomar os personagens da sua campanha institucional de maior sucesso na iniciativa focada em educação, o Grupo RBS tem como objetivo manter a relevância dos conteúdos, mobilizando a sociedade com uma ação de forte impacto popular.
– Uma empresa como a RBS tem, além de um projeto empresarial comprometido com o crescimento, a responsabilidade de estar ao lado de seus públicos nas causas que são fundamentais e que possibilitem mais oportunidades para todos. A educação abre as portas para um mundo de inovação e conhecimento e é o que faz diferença e dá condições de realização na vida das pessoas. Com os monstrinhos, queremos conquistar a adesão da comunidade para esta bandeira – disse Eduardo Sirotsky Melzer, presidente-executivo do Grupo RBS.
O projeto seguirá atuando em três frentes: editorial, com reportagens nos veículos do Grupo RBS, publicitária, com campanha na mídia, e institucional, com ações de mobilização junto ao poder público e às comunidades. Também este ano, o Grupo RBS e a FMSS lançaram o Prêmio Grupo RBS de Educação, cujo prazo de inscrição se encerra em 14 de julho, que reconhecerá boas práticas de apoio à leitura nos dois Estados.
O novo filme pode ser assistido no site www.monstrinhosrbs.com.br. Acompanhe os monstrinhos pelo perfil do Twitter @MonstrinhosRBS e na fanpage www.facebook.com/MonstrinhosRBS.
Os monstrinhos e a educação
Para manter a qualidade e a consistência do debate alcançadas em 2012, os monstrinhos estarão associados a questões fundamentais do ensino, assim como no primeiro ano da campanha, em que seis perguntas norteavam a discussão. Os temas de 2013 são baseados nas cinco metas traçadas pelo movimento Todos Pela Educação, que busca garantir uma educação de qualidade a todas as crianças e jovens, e darão destaque para a contribuição de cada indivíduo para o interesse coletivo.
Assim, os monstrinhos ficarão responsáveis pela divulgação de diferentes temas relacionados à educação até o final do ano:
- Todos os monstrinhos: tema “Educação para as crianças”
- Bicho-Papão: tema “Toda criança na escola”
- Mula Sem Cabeça: tema “O papel dos pais na educação”
- Boi da Cara Preta: tema “Os professores e o espaço da escola”
- Bruxa: tema “Educação, compromisso de todos”
A campanha de 2012
A campanha “A Educação Precisa de Respostas” mobilizou os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no segundo semestre de 2012. Mais de 1,1 mil notícias e reportagens sobre o tema educação foram produzidas pelos veículos do Grupo RBS, informando leitores, internautas, ouvintes e telespectadores gaúchos e catarinenses. Na área publicitária, a campanha veiculou 150 anúncios em jornais, 4,7 mil inserções na televisão e mais de 12 mil spots de rádio nos veículos da empresa.
As redes sociais foram um espaço de interação, mobilizando mais de 140 mil seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube do Grupo RBS. Por meio de 60 ações institucionais nas comunidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a campanha promoveu ações em datas especiais e realizou eventos em seis escolas dos dois Estados, mobilizando cerca de 7 mil pessoas, entre professores, alunos e colaboradores voluntários.
Para saber mais sobre a campanha “A Educação Precisa de Respostas” em 2012, assista ao vídeo.
Os compromissos do Grupo RBS com a educação
A partir do lançamento da campanha ”A Educação Precisa de Respostas”, em agosto de 2012, o Grupo RBS tornou públicos os seus seis compromissos com a educação:
1) Divulgar temas relacionados ao ensino com foco prioritário no interesse dos estudantes;
2) Valorizar a escola como centro de saber e espaço para o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos;
3) Dar visibilidade aos indicadores de qualidade da educação, especialmente às avaliações das escolas;
4) Defender a valorização dos profissionais do ensino;
5) Mobilizar a sociedade para participar ativamente no processo educacional, estimulando os pais a se tornarem agentes fiscalizadores da qualidade da aprendizagem;
6) Destacar e premiar iniciativas inovadoras e positivas de ensino, para que sirvam como referência de qualificação.