Reportagem do projeto Nossa Terra vai ao ar nesta sexta-feira (7) e mostra as espécies abrigadas no local
Um pedaço da “Nossa Terra” na Capital. A nova reportagem do projeto, que será exibida pela RBS TV RS durante o Jornal do Almoço desta sexta-feira (7), explora o Jardim Botânico de Porto Alegre. O local reproduz os ambientes de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Lá é possível conhecer espécies da Campanha, da Serra, do Litoral, além de plantas que estão extintas ou ameaçadas de extinção. O episódio aborda as espécies lá dispostas, de onde vieram, se são raras, nativas ou exóticas, além dos tipos de animais que podem atrair. A matéria mostra também outras atrações do local, como visitas e atividades de educação ambiental.
O Jardim Botânico de Porto Alegre abriga mais de 2,5 mil espécies, sendo 16 ameaçadas de extinção. São 39 hectares de extensão que recebem cerca de 30 mil estudantes a cada ano. O local foi aberto ao público em 1958 com a exposição das primeiras coleções de palmeiras, coníferas, cactaceas, agaváceas e liliáceas. A partir de 1974 foram criadas coleções botânicas de espécies arbóreas organizadas por formações florestais, famílias botânicas e grupos temáticos. Atualmente, é considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil devido a diversidade das coleções de plantas, qualificação estrutural e capacitação do seu quadro técnico e operacional.
O Jornal do Almoço vai ao ar pela RBS TV, de segunda-feira a sábado, às 12h.
Nossa Terra
O projeto Nossa Terra mostra semanalmente as curiosidades sobre a fauna e a flora do Rio Grande do Sul por meio de drops com um minuto de duração veiculados na RBS TV e na TVCOM RS e em matérias especiais exibidas no Jornal do Almoço. O projeto Nossa Terra conta com o oferecimento do Banrisul. Para saber mais ou rever episódios, acesse www.g1.com.br/rs/nossaterra.