Wednesday, 5 de June de 2013

Jornal A Notícia encarta edição especial do caderno AN Verde

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o suplemento apresenta lista de animais ameaçados de extinção na região Norte de SC

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o suplemento apresenta lista de animais ameaçados de extinção na região Norte de SC

Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o jornal A Notícia publica um AN Verde sobre animais de Joinville e do Norte do Estado que estão em extinção. Além de apresentar espécies ameaçadas, o caderno também mostra a luta dos pesquisadores para preservar a fauna.

Por meio do jornalismo colaborativo, o AN convidou pesquisadores a escreverem artigos contando as suas trajetórias nas pesquisas e as dificuldades e conquistas na luta pela preservação dos animais. Os textos são assinados pela bióloga e coordenadora do Projeto Toninhas, Marta Jussara Cremer, pelo pesquisador e doutorando em zoologia Alexandre Venson Grose e pelo biólogo e pesquisador Guilherme Evaristo.

O caderno de 12 páginas foi produzido pela repórter Camila Guerra, sob a coordenação da editora Raquel Schiavini e diagramação de Jacqueline Tkac. As fotos foram produzidas pelos fotógrafos Salmo Duarte e Rodrigo Philipps, e também cedidas pelos pesquisadores.   O caderno AN Verde pode ser conferido na íntegra, em versão digital, também no AN.com.br.

Entre os destaques da edição estão a Toninha - espécie de golfinho pouco conhecida que pode ser encontrada na Baía da Babitonga, onde vivem cerca de 50 mamíferos atualmente, em São Francisco do Sul; e para o Guará - ave que, após ficar extinta da região por 150 anos, voltou a habitar uma ilha de manguezal na Babitonga, em Joinville.

O AN Verde circula quatro vezes por ano - no Dia da Água, no Dia do Meio Ambiente, no Dia da Árvore e com tema livre, e faz parte da política ambiental do A Notícia, um dos únicos jornais da América Latina certificados com o ISO 14001.