Especial encartado no Dia Mundial do Meio Ambiente (5) apresenta as aves que embelezam o céu do Vale do Itajaí
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Jornal de Santa Catarina dedica um caderno especial a uma peculiaridade do Vale do Itajaí. As cores das principais aves que rodeiam a região ilustram as 24 páginas do encarte Vale dos Pássaros, que apresenta cada espécie com belas imagens e traz detalhes sobre como se alimentam e onde habitam.
Aracuãs, andorinhas, biguás, tucanos e saíras estão entre as visitantes mais frequentes nas janelas e quintais dos moradores do Vale e fazem parte deste guia de pássaros. Um material produzido para despertar a consciência e estimular a relação saudável do homem com a natureza.
Além de ser encartado na edição do jornal desta quarta-feira (5), cerca de 2,5 mil exemplares serão distribuídos em escolas de Blumenau. Materiais complementares, como galeria de fotos, vídeos e o canto de algumas aves estarão disponíveis no site Santa.com.br também a partir desta quarta-feira.
A Mata Atlântica ainda preservada no Vale do Itajaí – que cobre cerca de 53% do território de Blumenau, segundo levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica – abriga mais de 300 tipos de aves, apontam pesquisas do Laboratório de Ecologia e Ornitologia do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Laboratório de Ecologia da Furb. A maioria se aloja nas Áreas de Preservação Ambiental (APA) das ilhas fluviais do Rio Itajaí-Açu.
O caderno especial Vale dos Pássaros, produzido pela equipe do Jornal de Santa Catarina, tem o patrocínio do Zoo Pomerode.