Episódio do projeto Nossa Terra desta sexta-feira (24) exibe paisagem gaúcha que lembra a savana africana
Com uma paisagem que poderia ser encontrada em países da África, o Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, é uma unidade de conservação com uma formação vegetal única no Estado, a savana, e diversas espécies de aves em extinção. O episódio do Nossa Terra desta sexta-feira (24), que vai ao ar durante o Jornal do Almoço, na RBS TV, mostra curiosidades dos mais de 600 hectares do local.
O Parque Estadual do Espinilho, criado em 1975, abriga mais de 1600 hectares de uma vegetação única no Estado e altamente ameaçadas. Cerca de 14 espécies de plantas raras, que só ocorrem na região, sofrem ameaça de extinção. Em um dos recantos da unidade de conservação, o tipo de solo, composto principalmente por sal, favorece o crescimento de algumas destas raridades, como o Qubracho e o Algarrobo, árvores que estão lá há pelo menos quatro milhões de anos.
Além disso, o Rio Quaraí-Chico, que corta todo o parque, guarda em suas margens uma mata fechada, úmida e densa. No entanto, a utilização de agrotóxicos nas lavouras que circundam o Espinilho ameaçam os animais e as plantas do local. Por isso, preservar o rio é um dos objetivos do parque, e as aves são parte deste cenário. Mais de 185 espécies já catalogadas, sendo 13 delas ameaçadas de extinção são protegidas.
Também está no ar durante a programação da RBS TV e da TVCOM, um drop de um minuto. O especial desta semana mostra as formigas da espécie Atta vollenweideri. Só encontradas no Rio Grande do Sul no Parque Estadual do Espinilho, em Barra do Quaraí , as formigas constroem ninhos gigantes que podem chegar a até cinco metros de diâmetro e seis metros de profundidade. Nos ninhos, as formigas abrigam suas colônias e cultivam seus alimentos, como mostra o vídeo do Nossa Terra.
Nossa Terra
O projeto Nossa Terra mostra semanalmente as curiosidades sobre a fauna e a flora do Rio Grande do Sul por meio de drops com um minuto de duração veiculados na RBS TV e na TVCOM e em matérias especiais exibidas no Jornal do Almoço. A equipe de produção da RBS TV está desde o começo de novembro percorrendo matas, reservas, rios e o litoral, sempre acompanhada de técnicos e pesquisadores, em busca de espécies e habitats típicos do Estado. O projeto Nossa Terra conta com o oferecimento do Banrisul.