As novas maneiras de criar conteúdo no Brasil e no mundo e como as marcas estão respondendo a esse desafio estarão em pauta a partir das 19h30, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre
Com o tema a "Narrativa transmídia: o poder das histórias na era da convergência", o Grupo RBS realiza nesta terça-feira (21), em Porto Alegre, o RBS Debates 2010. O evento terá como palestrante Maurício Mota, Chief Storytelling Officer da The Alchemists. Publicitário com especialização em Indústria do Entretenimento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, ele falará sobre a criação de estratégias de propagação de conteúdo em diversas mídias, buscando o fortalecimento e fidelização das marcas.
Tradicional encontro para discussão de ideias e tendências do mercado da comunicação, o RBS Debates abre o 23º Set Universitário da PUCRS. Com entrada gratuita, a discussão tem início às 19h30, no Centro de Eventos da instituição, e vai abordar as novas maneiras de criar conteúdo no Brasil e no mundo, como as marcas estão respondendo a esse desafio e ainda o impacto do transmedia storytelling* no entretenimento e na educação. Com mediação da gerente de produção da RBS TV e TVCOM, Alice Urbim, terá como debatedores o jornalista e doutor em Comunicação André Pase e o publicitário e presidente da Dez Comunicação, Mauro Dorfman.
* Transmedia Storytelling
Disciplina que surgiu no MIT há quatro anos, a transmedia storytelling, ou narrativa transmídia, é uma atividade em expansão no mercado da comunicação. Novo nicho a ser explorado, a estratégia consiste em criar uma teia nas mais diferentes mídias e plataformas a partir de um mesmo conteúdo ou produto, permitindo ao público interagir continuamente com uma história.
Case de Transmedia Storytelling
A série norte-americana Heroes, exibida no Brasil pelo canal pago Universal Channel, é o maior case de Transmedia Storytelling da TV mundial. Desenvolvida pela The Alchemists, a estratégia permitia aos fãs continuar explorando o conteúdo além da televisão. Na plataforma digital Heros Evolution, por exemplo, era possível conhecer a mitologia do seriado. Episódios também eram produzidos especificamente para celular, os chamados websodes. Havia ainda revistas em quadrinhos com tramas aprofundando a conexão com os diversos personagens da trama, entre diversas outras possibilidades. Onze meses após o início do trabalho, iniciado em 2007, o portal Heroes foi avaliado em US$ 50 milhões.
O palestrante
Maurício Mota - Chief Storytelling Officer e co-fundador da The Alchemists, lidera o time responsável pela criação das narrativas transmídia para grandes clientes. Pioneiro em transmedia storytelling no mundo, integra o board mundial do Medici Institute - Fundação de fomento à inovação criada a partir de um estudo sobre o Renascimento, feito pela Universidade de Harvard. Antes de fundar a empresa, atuou com projetos de convergência, inovação e conteúdo para clientes como Danone, Unilever, Nokia, Bradesco, Vivo, Banco Real e Volkswagen.
Os debatedores
André Pase - Jornalista, doutor em comunicação, professor de Comunicação Digital e Coordenador da Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais na Famecos/PUCRS. Desde 1995 cria digitalmente e pesquisa convergência de mídias, vídeo na Internet, videogames e narrativas transmidiáticas.
Mauro Dorfman - Publicitário, sócio-fundador e presidente da Dez Comunicação, com mais de 20 anos de atuação no mercado, foi eleito o Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas RS 2010. Já recebeu premiações no Festival de La Creatividad do México, no Clube de Criação de São Paulo, Prêmio Colunistas Nacional e no Festival de Cannes, além de Profissionais do Ano da Rede Globo, Agência do Ano no Prêmio Colunistas RS e Melhor Agência fora do eixo Rio-São Paulo no Festival Brasileiro de Propaganda da ABP.
Mediação
Alice Urbim - Jornalista, roteirista, gerente de produção, responsável pela área de entretenimento da RBS TV e TVCOM.
O SET Universitário
O SET Universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo. Realizado desde 1988 pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em duas décadas tornou-se referência para estudantes e profissionais.
Serviço:
Data: 21 de setembro
Horário: 19h30
Local: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, com entrada gratuita
Realização: Grupo RBS e PUCRS