Wednesday, 22 de May de 2013

Projeto multimídia do Diário Catarinense recebe prêmio em Porto Alegre

Série “Um mês sem defensoria” conquistou o primeiro lugar na categoria Novas Mídias do 2° Prêmio ADPERGS de Jornalismo

Série “Um mês sem defensoria” conquistou o primeiro lugar na categoria Novas Mídias do 2° Prêmio ADPERGS de Jornalismo


O projeto Um mês sem defensoria, publicado no Diário Catarinense, foi premiado em Porto Alegre na última sexta-feira (17). A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul reconheceu a série multimídia com o primeiro lugar na categoria Novas Mídias do 2º Prêmio ADPERGS de Jornalismo.

A iniciativa foi publicada no diario.com.br no dia 13 de abril e ganhou destaque na edição impressa do jornal no dia 14, data em que o fim da Defensoria Dativa em Santa Catarina completou um mês. A intenção foi mostrar, em áudio, texto, foto e vídeo, as consequências da falta de assistência jurídica a catarinenses de baixa renda. O assunto continua sob monitoramento do jornal em reportagens frequentes.

Ao todo, 11 jornalistas do DC participaram do desenvolvimento do projeto multimídia. Foram envolvidos os repórteres Paola Bello, Kiara Vieira, Sarita Gianesini e Pablo Gomes, a assistente de conteúdo Sendy Luz, o editor de arte Fabio Nienow, os fotojornalistas Vani Boza, Lucas Amorelli, Ricardo Wolffenbüttel e Mauricio Vieira, além da editora do diario.com.br, Ingrid Santos.

Além da série do Diário Catarinense, outros veículos do Grupo RBS foram premiados. A reportagem O pior lugar do mundo, da RBS TV RS, e a fotorreportagem Preso por engano: A luta de uma mãe para libertar o filho, do jornal Diário Gaúcho, receberam o primeiro lugar nas categorias TV e Fotojornalismo, respectivamente. O registro Depósito Humano, do jornal Zero Hora, ficou com a segunda posição na categoria Fotojornalismo e a Rádio Gaúcha ficou com o terceiro lugar da categoria Rádio, com a reportagem Filhos do crack.