Jornal cria banco de dados online com informações das 26 assembleias dos estados brasileiros e da Câmara Legislativa do Distrito Federal
O jornal Zero Hora elaborou uma radiografia do Poder Legislativo do país. O conteúdo é apresentado em ferramenta online pela qual é possível comparar e avaliar o grau de transparência, além de dados funcionais e financeiros das 26 assembleias dos estados brasileiros e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O material reúne cerca de 20 itens importantes, como valor do orçamento; número de servidores ativos e inativos; cargos de confiança e concursados; gasto anual com pessoal, com diárias e com publicidade; subsídios e benefícios; e verba de gabinete.
Dados abertos e os principais rankings estão disponíveis ao público no site de ZH: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/pagina/o-raio-x-das-assembleias.html. Na primeira reportagem gerada a partir do conteúdo, a investigação revelou no último domingo (19) quanto custa o Poder Legislativo no país. Dos 27 órgãos, poucos cumprem a Lei de Acesso à Informação. Para medir o grau de transparência de cada casa, ZH usou critérios adotados por entidades como o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. Estados com sites de cinco a seis itens positivos foram considerados transparentes (são os portais dos estados identificados com a cor verde). De três a quatro, semitransparentes (em amarelo). Com dois ou menos, opacos (em vermelho).
A partir dos dados da reportagem, é possível cruzar informações e ver, por exemplo, que no Distrito Federal, com 24 deputados, cada parlamentar custará em média R$ 16,5 milhões aos cofres públicos em 2013. Em São Paulo, onde há 94 representantes, o valor cai pela metade: R$ 8,9 milhões. As discrepâncias também aparecem quando o assunto é a média de funcionários por parlamentar. No Ceará, são 86; em São Paulo, 39; e no Rio Grande do Sul, 27.
O jornalismo de dados, tendência mundial que coloca os jornais como processadores de bases de dados, foi implementado em 2012 no site de ZH. Confira outros bancos disponíveis, produzidos por Zero Hora:
· A situação dos suspeitos de ligação com a tragédia na boate