Zero Hora e Rádio Gaúcha também foram reconhecidos pela ADPERGS
A reportagem “O Pior Lugar do Mundo”, exibida pela RBS TV no Teledomingo do dia 23 de dezembro de 2012, venceu o 2º Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) na categoria Televisão. Na categoria Fotojornalismo, a série fotográfica “Preso por engano: a luta de uma mãe para libertar o filho”, de Mateus Bruxel, do Diário Gaúcho, também conquistou o primeiro lugar. Na primeira edição, em 2012, o DG foi premiado na categoria Impresso com a reportagem “Luta para resgatar uma vida”, de Letícia Barbieri Flores. Os vencedores foram divulgados na última sexta-feira (17).
Também foram reconhecidos os trabalhos de Jefferson Botega, de Zero Hora, com o segundo lugar na categoria Fotografia; e de Leandro Staudt, da Rádio Gaúcha, com a terceira colocação na categoria Rádio.
“O Pior Lugar do Mundo”
A equipe da RBS TV foi até a Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, mostrar a interdição do local. A PEJ foi impedida de receber presos primários por conta da superlotação, más condições de higiene, problemas na rede elétrica e na estrutura do prédio. A repórter Roberta Salinet, o cinegrafista Cristiano Mazoni, o auxiliar técnico Paulo Sérgio Vieira Martins, as editoras Greetchen Ihitz e Carmem Lopes, o editor de imagem Júlio Ferreira, o finalizador Márcio Riffel e o sonoplasta Paulo Leitão compuseram a equipe de reportagem. Confira a matéria no site do G1 RS:
“Preso por engano: a luta de uma mãe para libertar o filho”
As fotos de Mateus Bruxel contam a história de Maria Salete Sanguinet, mãe de Julio Cesar, preso no dia de seu aniversário. Ele passou 236 horas no Presídio Central por crimes cometidos por seu irmão Sandro, assassinado em abril de 2012. Sandro teria utilizado a identidade de Julio para se identificar perante a polícia quando detido e o pedido de prisão preventiva saiu com o nome do irmão. Maria Salete conseguiu provar que o filho vivo era inocente a partir de fotografias que mostravam Sandro, o irmão morto, com uma marca de nascença no pescoço, diferentemente de Julio. A reportagem fotográfica pode ser conferida no blog Diário da Foto em http://wp.clicrbs.com.br/diariodafoto/2012/08/26/dez-dias-no-central-por- engano/.
Prêmio de Jornalismo ADPERGS
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul premiou os melhores trabalhos jornalísticos sobre os temas defensoria pública, direitos humanos, acesso à justiça e sistema prisional. Foram cinco categorias reconhecidas: Rádio, Televisão, Jornal Impresso, Fotojornalismo e Novas Mídias.
Confira a lista completa de premiados no site: http://www.adpergs.org.br/noticias/item/entrega-do-2-premio-adpergs-de-jornalismo-marca-celebracao-do-dia-nacional-do-defensor-publico.