Wednesday, 15 de May de 2013

Ação Global Nacional terá edição dedicada às mulheres

Iniciativa promovida pela Globo, RBS TV e Sesi apresenta evento especial com grade de serviços para as mulheres no próximo sábado (18) em todo Brasil

Iniciativa promovida pela Globo, RBS TV e Sesi apresenta evento especial com grade de serviços para as mulheres no próximo sábado (18) em todo o Brasil

A Ação Global Nacional traz uma novidade em 2013: pela primeira vez o evento será dedicado ao público feminino. No próximo sábado (18), 28 cidades brasileiras de todas as regiões do país receberão as atividades da Ação Global Mulheres. Com a promoção da RBS TV, o evento será realizado no Rio Grande do Sul em Igrejinha, no Vale do Paranhana. Enquanto em Santa Catarina, o município de Dionísio Cerqueira receberá as atividades. Ao longo do dia, serão oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde preventiva, cidadania, jurídica, lazer e educação.

Nessa 20ª edição, o evento conta com a participação de cerca de 30 mil voluntários – entre elenco e profissionais da Globo e da RBS TV, servidores públicos, instituições privadas e ONGs locais. Todos se mobilizam em um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento e ajudar a transformar a realidade de milhares de mulheres com informações sobre seus direitos e serviços.  Cada cidade recebe um conjunto diferenciado de serviços. Entre eles estão: orientação jurídica, emissão de documentos, casamento comunitário, oficinas educativas, atividades de lazer, além de espaços dedicados à beleza e à estética. Orientações de saúde como informações sobre aleitamento materno e exames preventivos também fazem parte da programação.

Além disso, a parceria inédita com o Fundo Social Elas, único brasileiro voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo das mulheres, traz dicas de empreendedorismo e pequenas ações que podem ajudar a transformar as comunidades. A Ação Global Mulheres busca fortalecer a consciência da população sobre as questões que envolvem as brasileiras e compartilhar informações úteis que podem ajudar na melhoria da qualidade de vida dos participantes, em especial do público feminino. A expectativa é da realização de mais de dois milhões de atendimentos em todo o país.

Ação Global

Com o objetivo de usar a informação e a mobilização como estratégia de inclusão social e resgate da cidadania, a Ação Global já beneficiou cerca de 19,5 milhões de pessoas e prestou mais de 41 milhões de atendimentos ao longo dos 18 anos de história. Em 2012, a edição da Ação Global Nacional realizou quase dois milhões de atendimentos e contou com a participação de 31 mil voluntários.