Friday, 10 de May de 2013

Reportagem do projeto Nossa Terra mostra paleotocas do RS

Matéria vai ao ar durante o Jornal do Almoço desta sexta-feira (10)

Matéria vai ao ar durante o Jornal do Almoço desta sexta-feira (10)

Assim como atualmente tatus,  corujas buraqueiras e outros animais se abrigam em tocas que eles mesmos escavam, no passado, existiram animais que cavaram abrigos. Estes lugares, chamados de paleotocas, são o tema do episódio do Nossa Terra desta sexta-feira (10), que vai ao ar durante o Jornal do Almoço e integra o projeto da RBS TV que mostra semanalmente as curiosidades sobre a fauna e a flora do Rio Grando do Sul.

O termo paleotocas se aplica apenas a tocas de animais extintos que, no caso do RS, podiam ser  do urso Arctotherium, o tigre-de-dentes-de-dabre ou preguiças gigantes. Em alguns abrigos mais conservados é possível ver as marcas das garras dos animais. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem o Projeto Paleotocas, que estuda esses ambientes junto com outras universidades do país. No Estado, foram descobertos, até agora, mais de 600 túneis deste tipo.

A equipe do Nossa Terra gravou em Boqueirão do Leão, no Vale do Rio Pardo, onde fica a toca mais conservada do RS. O túnel teria sido cavado por preguiças gigantes, animais da antiga Megafauna (população de espécies gigantes que vivia na Terra antes da última Era do Gelo) que mediam até quatro metros de comprimento. No RS, Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, é uma das regiões com o maior número de paleotocas. A maioria delas foi descoberta com o avanço das construções às margens da BR 116, como o túnel que o programa irá mostrar. Especialistas acreditam que, nesta região, elas seriam cavadas por tatus gigantes, que pesavam mais de duas toneladas.

Além da reportagem, também entra no ar nesta sexta-feira (10), durante a programação da RBS TV e da TVCOM, um novo drop de um minuto. O especial desta semana mostra a natureza microscópica do Estado. São imagens feitas por microscópios em laboratórios do Rio Grande do Sul.O projeto Nossa Terra tem, ainda, notícias exclusivas em seu site no G1 Rio Grande do Sul. Na página especial (www.g1.com.br/rs/nossaterra) é possível rever todos os vídeos, conferir galerias de fotos, time-lapses e reportagens especiais sobre os encantos da natureza gaúcha.

Nossa Terra

O projeto Nossa Terra mostra semanalmente as curiosidades sobre a fauna e a flora do Rio Grande do Sul por meio de drops com um minuto de duração veiculados na RBS TV e na TVCOM e em matérias especiais exibidas no Jornal do Almoço. A equipe de produção da RBS TV está desde o começo de novembro percorrendo matas, reservas, rios e o litoral, sempre acompanhada de técnicos e pesquisadores, em busca de espécies e habitats típicos do Estado. O projeto Nossa Terra conta com o oferecimento do Banrisul.