Tuesday, 7 de May de 2013

e.Bricks Digital lança Fundo de Early Stage

Empresa de investimento no setor digital do Grupo RBS amplia sua atuação em startups. Fundo já inicia suas operações e pretende fazer de 10 a 15 investimentos por ano com capital acima de US$ 100 milhões. Expectativa é fechar 2013 com portfólio co

Empresa de investimento no setor digital do Grupo RBS amplia sua atuação em startups. Fundo já inicia suas operações e pretende fazer de 10 a 15 investimentos por ano com capital acima de US$ 100 milhões. Expectativa é fechar 2013 com portfólio composto por 12 a 15 empresas

A e.Bricks, empresa de investimento do Grupo RBS dedicada a desenvolver negócios no setor digital, anuncia o lançamento do seu Fundo de Early Stage, fundo de venture capital focado no mercado de empresas digitais em estágio inicial. A e.Bricks investe em companhias em growth stage – acima de 30 milhões de faturamento – nos segmentos de mídia digital e tecnologia, e-commerce e mobile. Fazem parte do portfólio da e.Bricks Digital as empresas Predicta, Wine.com.br, Grupo.Mobi, Hi-Mídia, Guia da Semana, ObaOba, Hagah, Vitrinepix e Lets.

Para comandar a estruturação e a operação do Fundo específico para early stage, chega à companhia o executivo Pedro Sirotsky Melzer. Com sólida experiência no mercado de investimentos – criou e comandou a Warehouse Investimentos – Melzer trouxe para o time do Fundo de Early Stage da e.Bricks Digital os executivos Luiz Santos e Ricardo Taveira, que serão responsáveis pela busca e execução dos investimentos e suporte às empresas do portfólio.

Com operação própria e governança independente para garantir a agilidade e maximização do retorno de seus ativos, o Fundo de Early Stage chega ao mercado com um portfólio de oito empresas, entre elas – EverWrite e ZoeMob - e capital de investimento que deve girar em torno de US$100 milhões, vindos de recursos próprios da e.Bricks e de investidores. A expectativa é fechar 2013 com um portfólio formado por 12 a 15 empresas dos segmentos de tecnologia e novas mídias.

O Fundo de Early Stage investirá preponderantemente em startups que estejam em fase de pré-receita até faturamento anual de R$ 10 milhões. É fundamental que cada empresa tenha empreendedores sólidos, com capacidade de executar os planos de crescimento. “Buscamos empresas que atuem em mercados acima de R$ 1 bilhão e que possuam modelos de negócios e produtos capazes de gerar ganhos de eficiência na cadeia de valor do mercado em que atuam”, conta Pedro Sirotsky Melzer. “O ticket médio de investimento vai variar de acordo com o tamanho das startups e de suas necessidades, mas deve girar em torno de  R$ 5 milhões de entrada. Além disso, teremos uma reserva de capital para possíveis novos rounds de investimentos, além de estarmos abertos a modelos de negócios com co-investidores”, conclui Melzer.

Faz parte da estratégia da e.Bricks Digital de se posicionar como um dos mais relevantes hubs de investimentos em tecnologia da América Latina. “Estamos ampliando nosso escopo de investimentos de forma a atuar em iniciativas de early e de growth stages. Por terem características diferentes de maturidade e necessidades distintas, estamos montando equipes extremamente especializadas, dedicadas e alocadas para cada operação”, conta Fabrio Bruggioni, CEO da e.Bricks Digital.

“Nossa ideia é criar um ecossistema que funcione em benefício de nossas investidas, sejam elas growth ou early stages. Usaremos a experiência do nosso time, o network e a força da reputação do Grupo RBS para dar suporte aos empreendedores, respeitando sempre a independência de cada estratégia”, diz Bruggioni.

Após completar seu MBA em Estratégia e Finanças pela Kellogg School of Management, Pedro Sirotsky Melzer trabalhou na Apple no Silicon Valley. O executivo possui longo histórico de empreendedorismo, tendo criado empresas como a Warehouse Investimentos e outras iniciativas no varejo.

Sobre e.Bricks Digital (www.ebricksdigital.com.br)

É a companhia de desenvolvimento de negócios no setor digital do Grupo RBS, com investimentos estratégicos em empresas inovadoras, em estágio de alto crescimento, líderes em suas áreas de atuação e com empreendedores de excelência.

A e.Bricks investe em três principais setores: e-commerce segmentado, mobile e mídia digital e tecnologia. Já fazem parte do portfólio as empresas Predicta, Wine.com.br, Grupo.Mobi, Hi-Mídia, Guia da Semana, ObaOba, Hagah e Lets.

Com base em São Paulo, a companhia foi criada em outubro de 2012 a partir do spin-off da unidade de negócios digitais do Grupo RBS.