Thursday, 2 de May de 2013

Zero Hora vence 14º Prêmio Embratel com reportagem especial Filho da Rua

Trabalho de Letícia Duarte e Jefferson Botega conquista distinção como melhor matéria publicada em jornais, revistas e sites em 2012

Trabalho de Letícia Duarte e Jefferson Botega conquista distinção como melhor matéria publicada em jornais, revistas e sites em 2012

A reportagem Filho da Rua, publicada pelo jornal Zero Hora em junho de 2012 com texto de Letícia Duarte e fotos de Jefferson Botega, venceu o 14º Prêmio Embratel na categoria Reportagem (tema livre) em jornais/revistas/internet. O trabalho já havia conquistado o Prêmio Esso de Reportagem Nacional e o prêmio da categoria especial “Criança em Situação de Risco” da 34º edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos no ano passado. A cerimônia de premiação ocorre no dia 14 de maio, no Rio de Janeiro. Na ocasião será anunciado o vencedor do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho. Este ano, 1.862 reportagens de 860 jornalistas foram inscritas.

Publicada em um caderno especial de 16 páginas encartado na edição de 17 de junho de 2012, a reportagem é resultado de três anos de apuração, desde março de 2009, e conta a história de um menino de rua de 14 anos que teve sua trajetória acompanhada de perto pelos repórteres com autorização da 1º Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre. O objetivo foi revelar como a omissão, a desestrutura familiar, a pobreza e as falhas do Estado arrancam crianças de casa e da escola e as jogam nas calçadas e nas drogas, um retrato inédito de um problema crônico da sociedade brasileira. Conheça o trabalho, que é acompanhado de um webdocumentário: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/filho-da-rua.html.

Quem são os autores

Letícia Duarte, 32 anos, é formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), cidade onde nasceu, e mestre em Sociologia pela UFRGS. Em 2002, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria regional Sul pela série de reportagens Adolescência Prostituída, publicada no mesmo ano no Pioneiro. Desde 2003, trabalha em ZH, onde conquistou outras distinções, como o Prêmio Iberoamericano pelos Direitos da Infância e da Adolescência na categoria HIV/Aids, concedido pela Unicef (2005), pela reportagem Herdeiros da Aids; e o Prêmio Imprensa Embratel, na categoria regional Sul, pela série Os Rios Grandes do Sul (2007). Atualmente atua na editoria de Geral de Zero Hora.

Jefferson Botega, 40 anos é formado em Artes e Fotografia pela UCS. Começou a trabalhar com fotografia aos 14 anos, em Giruá, nas Missões, cidade onde nasceu. Entrou no Grupo RBS em 1996, passou pelo jornal Pioneiro e desde 2004 está em Zero Hora. Atualmente é editor de Imagem de ZH. Em 2006 venceu o concurso mundial de Fotografia da Revista especializada em imagens "Photo Francesa", na categoria Moda. Recebeu três prêmios Direitos Humanos, SOS Mata Atlântica e menção honrosa no "Leica Fotografe" em 2011.