Friday, 26 de April de 2013

Violência doméstica é tema de reportagem especial de ZH neste domingo

Caderno encartado no jornal mostrará que o crime contra mulheres no Estado dobrou em 2012, deixando dezenas de crianças e adolescentes órfãos

Caderno encartado no jornal mostrará que o crime contra mulheres no Estado dobrou em 2012, deixando dezenas de crianças e adolescentes órfãos

Zero Hora publica neste domingo (28) a reportagem especial Órfãos da violência doméstica. O conteúdo será publicado em um caderno de oito páginas encartado no jornal. A apuração da jornalista Kamila Almeida revela o destino dos filhos das mulheres assassinadas por seus companheiros no Rio Grande do Sul em 2012. Em zerohora.com, uma página especial traz dicas sobre como lidar com o problema e onde buscar ajuda, além de três videorreportagens narrados por órfãos.

Na versão impressa, o conteúdo ocupará oito páginas da edição, mostrando o drama de 155 crianças e adolescentes após a morte de suas mães. Para o levantamento, ao longo de quatro meses, ZH se utilizou da lei de acesso à informação para obter dados sobre o número de vítimas. A lista oficial, no entanto, foi insuficiente para contabilizar os números da violência.

A partir de pesquisas e conversas com delegados das cidades onde os homicídios foram registrados, a reportagem descobriu que 11 mulheres mortas por seus companheiros não figuravam na relação oficial. O total de vítimas em 2012 (99 mulheres assassinadas) é 106,3% maior do que o registrado no ano anterior.

Confira abaixo o teaser da reportagem: