Monday, 22 de April de 2013

Reportagem do Pioneiro viabiliza seis adoções

Depois de ter mostrado os apelos de três adolescentes na edição de Natal, jornal acompanha como está um dos meninos adotados

Depois de ter mostrado os apelos de três adolescentes na edição de Natal, jornal acompanha como está um dos meninos adotados

O jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, viabilizou a adoção de seis adolescentes nos últimos quatro meses. As histórias de três menores que não encontravam famílias dispostas a adotá-los, por estarem fora da faixa etária de interesse de pais adotivos, foram publicadas na edição de Natal do jornal. Comovidos, leitores procuraram a Casa Lar Padre Oscar Bertholdo, de Farroupilha, dando início a processos de aproximação. Além dos três menores mostrados na edição de dezembro, outros três acabaram conquistando famílias gaúchas e catarinenses. No último final de semana, o jornal mostrou como está um dos meninos adotados.

André, 15 anos, vive com pai, mãe e três irmãos em Florianópolis (SC). Na véspera do Natal, o militar do Exército Sinomar Araújo Lopes e a corretora Débora Betina Mensch Lopes passeavam pela Serra, quando leram a reportagem. Dez dias depois, André conquistava seu maior sonho: uma família.

A reportagem foi produzida em parceria com a Casa Lar, o Ministério Público (MP) e o Juizado da Infância e Adolescência de Farroupilha. No ano passado, o jornalista Adriano Duarte ganhou os principais prêmios de direitos humanos do MP gaúcho e nacional com reportagens sobre adoção.