Reportagem sobre a crise financeira do Estado, da jornalista Mayara Rinaldi, publicada em março, é premiada na categoria Destaque Regional Sul
O Diário Catarinense recebeu o Prêmio Consad de Jornalismo, categoria Destaque Regional Sul, pela reportagem Como driblar a crise financeira do Estado, da repórter de Política Mayara Rinaldi. O prêmio é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e foi entregue nesta quarta-feira (17) durante o VI Congresso Consad de Gestão Pública. A homenagem busca reconhecer o trabalho da imprensa na divulgação de reportagens sobre a modernização da gestão pública no país.
A reportagem de Mayara Rinaldi, publicada no DC em 3 de março, chamou a atenção dos leitores para os gastos públicos, antecipando a crise das contas estaduais e o comprometimento da folha de pagamento em relação à receita – que estava chegando próximo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O fato se confirmou neste mês de abril em notícias publicadas pela imprensa catarinense.
Os vencedores das categorias regionais (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Cento-Oeste) receberam R$ 5 mil cada. Dos cinco trabalhos, a série de reportagens Dossiê Fortaleza, do jornal Diário do Nordeste, do Estado do Ceará, foi escolhida como destaque nacional. As sete matérias retratavam a situação em que o novo governo encontraria a prefeitura de Fortaleza para a gestão 2013-2016.