Jornal e site vão mostrar a rotina de famílias que vivem na pobreza extrema em Porto Alegre a partir desta quarta-feira (16)
O Diário Gaúcho publica, nesta quarta-feira (16), a primeira reportagem da série especial intitulada "A Cara dos Invisíveis". Motivados por declarações de integrantes do Governo Federal de que “nenhum beneficiado pelo Bolsa Família vive na miséria extrema, mas que existem 700 mil famílias brasileiras ainda invisíveis aos programas sociais”, a repórter Aline Custódio e o repórter fotográfico Mateus Bruxel percorreram 14 vilas de oito bairros da Capital para mostrar como vivem alguns destes "invisíveis".
A equipe percorreu cerca de 800 quilômetros, entrevistou 130 pessoas – entre moradores, especialistas e representantes dos governos municipal e federal – e produziu quase 2 mil fotos. O DG vai contar aos leitores histórias reais sobre como e com quanto dinheiro vivem essas famílias pobres, esquecidas pelo poder público.
– Minha única intenção ao produzir esta reportagem foi alertar que, apesar de todo o esforço dos governantes para acabar com a miséria, ainda há famílias necessitando de ajuda. Houve evolução, mas o tema pobreza ainda não pode ser considerado ultrapassado – explicou Aline.
Além do material publicado em forma de três cadernos no Diário Gaúcho (nesta quarta, quinta e sexta-feira), também estará disponível no site do DG (www.diariogaucho.com.br) um webdocumentário de 15 minutos, produzido pela equipe.
Diário Gaúcho
Voltado às classes B e C, o Diário Gaúcho – o jornal da maioria – tem foco em serviço, polícia, futebol e entretenimento. A identificação com seu público o transformou no jornal mais lido em Porto Alegre, Grande Porto Alegre e nas principais cidades do interior do Rio Grande do Sul, com circulação total, em fevereiro, de 161.372 exemplares (Fonte: IVC março 2013). O mesmo olhar está presente também na Internet com o site www.diariogaucho.com.br, que em março contabilizou 4.791.347 milhões de visitas (Fonte: Google Analytics). Acompanhe o DG também pelas redes sociais: no Facebook (https://www.facebook.com/diariogaucho) e no Twitter (https://twitter.com/diario_gaucho).