Vídeo conta um pouco da história do 'Ernestão', que completa 80 anos nesta terça-feira (16)
O AN.com.br faz uma homenagem a um patrimônio da cidade de Joinville nesta terça-feira (16), o estádio Ernesto Schlemm Sobrinho. O Ernestão, como é conhecido, completa 80 anos hoje, mas está com os dias contados, desde que foi arrematado em um leilão, em março. Cinco personagens com trajetórias marcadas na história daquele templo da bola dão seus depoimentos em um webdocumentário produzido pela equipe de A Notícia.
Da eterna casa do Caxias, que também foi berço do Joinville Esporte Clube, vão sobrar lembranças e boas histórias de se contar. Algumas delas, o AN.com.br registra no webdocumentário "Para Sempre Ernestão", que conta o passado de glórias, o presente de angústia e as incertezas do futuro.
A produção, que tem 12 minutos, foi capitaneada pelos jornalistas Elton Carvalho, Lucas Balduíno e Roelton Maciel, com apoio do repórter-fotográfico Rodrigo Philipps. O resultado inspirou a criação de uma página no AN.com.br com recortes de época do AN, fotos do estádio Ernestão e da produção, as últimas reportagens sobre o local e também depoimentos de colunistas e editores do AN.
Participam do vídeo o ex-craque Osni Fontan e o jornalista Ricardo Passos, que resgatam memórias de dentro e fora do campo. José Acácio Piccinini, sócio mais antigo do JEC, fala sobre o que viu e ouviu do alto das arquibancadas. Linor do Rosário, único funcionário do Caxias, abre o coração e conta como foi passar parte de sua vida nos corredores do Ernesto Schlemm Sobrinho.
O webdocumentário traz ainda depoimentos de Flávio Braga, atual presidente do Caxias – que garante que o clube não vai acabar. O estádio foi arrematado por R$ 10,6 milhões, em 22 de março de 2013 por causa de dívidas trabalhistas do Caxias.