Monday, 15 de April de 2013

Flávio Tavares é o convidado especial do Cineclube ZH deste sábado

Sessão gratuita de O Dia que Durou 21 Anos será seguida de debate com o jornalista e produtor do filme

Sessão gratuita de O Dia que Durou 21 Anos será seguida de debate com o jornalista e produtor do filme

O documentário que desvenda episódios da história recente do Brasil, O Dia que Durou 21 Anos, é a atração especial do projeto Cineclube ZH, no próximo sábado (20). A exibição gratuita ocorre às 10h30min no Espaço Itaú de Cinema, no Bourbon Country, em Porto Alegre, seguida de debate com o produtor do filme, o jornalista Flávio Tavares, mediado pelo colunista de Zero Hora Roger Lerina. Para participar, basta enviar e-mail para o cineclubezh@zerohora. Os convites são válidos para duas pessoas e entregues no local.

O Dia que Durou 21 Anos tem como foco a participação dos Estados Unidos no golpe militar que tirou do poder o presidente João Goulart, no movimento que se desenrolou entre 31 de março e 1º de abril de 1964 e colocou o Brasil sob uma ditadura fardada até 1985. Com direção de Camilo Tavares, o filme está em cartaz na Capital desde 29 de março, com um recorte inédito sobre os anos de chumbo no Brasil.

Quem é Flávio Tavares

O jornalista Flávio Tavares é vencedor de dois prêmios Jabuti (2000 e 2005). Foi um dos quinze presos políticos trocados pelo embaixador americano Charles Elbrick, em 1969. Nasceu em Lajeado, em 1934, onde foi dirigente estudantil nos anos 50. Tavares é um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual é professor aposentado.

De 1960 a 1968, foi comentarista político da Última Hora do Rio e de São Paulo. Preso e banido do país, trabalhou no jornal Excelsior, do México, e se tornou correspondente em Buenos Aires a partir de 1974. Na Argentina, também foi correspondente de O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Hoje, vive e trabalha em Búzios e é articulista semanal de Zero Hora.

A obra

Flávio publicou em 1999 o livro Memórias do Esquecimento, onde relata suas histórias de vida. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2000 e em 2005 pela obra O dia em que Getúlio matou Allende, pela qual recebeu ainda o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2004.

O evento

Para participar, mande um e-mail para cineclubezh@zerohora.com.br, com seu nome completo e CPF. Para retirar os ingressos, basta apresentar um documento com foto no hall do cinema (sala 8, do Espaço Itaú), a partir das 9h30 de sábado (20).