Além de editora-assistente do caderno de Variedades do jornal, ela também é escritora
A jornalista Maristela Scheuer Deves, 38 anos, é a nova coordenadora do projeto Jornalista por um Dia, do Pioneiro. Ela é editora-assistente do Sete Dias, o caderno de Variedades do jornal, e escritora. Na última semana, lançou seu terceiro livro, "Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta", destinado ao público infantil. Os anteriores são "O Caso do Buraco" (2011), infanto-juvenil, e o romance "A Culpa é dos teus Pais" (2010). Maristela trabalha no Pioneiro há 15 anos e, desde agosto de 2009, também mantém o blog Palavra Escrita, destinado à Literatura.
O projeto Jornalista por um Dia é promovido pelo Pioneiro há 15 anos e focado em estudantes. Em 2012, o Foca – apelido do projeto em referência ao jargão que identifica jornalistas iniciantes – recebeu uma comenda do júri no prêmio da Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers and News Publishers — WAN-Ifra, em inglês) que destaca ações que estimulem a leitura entre os jovens. Anualmente, uma edição do Pioneiro é produzida exclusivamente com trabalhos de alunos da Serra como idades entre 6 e 15 anos.
— O Jornalista por Um Dia nasceu em 1997, mesmo ano em que eu entrei como foca na redação do Pioneiro. Agora, passados pouco mais de 15 anos, tenho o privilégio de assumir esse projeto, reconhecido internacionalmente com o prêmio da Associação Mundial de Jornais. É uma honra e também uma grande responsabilidade, que encaro como uma missão: incentivar a leitura e a escrita entre os estudantes — afirma a jornalista.
Maristela também assumirá a coordenação da cobertura da Feira do Livro de Caxias do Sul.