Monday, 8 de April de 2013

Nelson Sirotsky participa de painel sobre Liberdade de Imprensa no 26º Fórum da Liberdade

Evento será transmitido na íntegra pela TVCOM RS a partir das 17h desta segunda-feira (8)

Evento será transmitido na íntegra pela TVCOM RS a partir das 17h desta segunda-feira (8)

Começa nesta segunda-feira (8), às 17h, a 26ª edição do Fórum da Liberdade, no prédio 41 da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6681), em Porto Alegre. O presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, será mediador do segundo painel da noite “Liberdade de imprensa: qual o preço do silêncio?“, às 20h15. Participam da discussão os presidentes do Grupo Abril, Fabio Barbosa, e do jornal argentino La Nación, Julio Saguier. A TVCOM RS transmite ao vivo os dois dias de evento na íntegra, a partir das 17h desta segunda (8), inclusive pelo site: www.tvcom.com.br/site.

– A reflexão sobre a relevância da liberdade de imprensa e de expressão deve ser um exercício permanente de todos aqueles que buscam a garantia dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos. Hoje, felizmente vivemos um clima de plena liberdade de imprensa no país, embora haja algumas tentativas esporádicas de interferência de alguns setores. No cenário internacional, no entanto, modelos de cerceamento à liberdade de imprensa persistem e colocá-los à luz das discussões contribui para avaliar o quão nocivos são para a democracia e o avanço da sociedade – antecipa Nelson Sirotsky sobre o tema do painel.

Na edição de 2012 do Fórum da Liberdade, Nelson recebeu o Prêmio Liberdade de Imprensa e fez um alerta para violações à liberdade de expressão, criticando a interferência à livre comunicação. Neste ano, serão homenageados o ex-presidente e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, com o Prêmio Liberdade de Imprensa e o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, com o Prêmio Libertas/Empresário de Comunicação.

Sob o tema “O que se vê e o que não se vê”, o 26º Fórum da Liberdade será composto por sete painéis sobre os questionamentos: “Empreendedorismo: há empreendedorismo sem lucro?”, “Liberdade de imprensa: qual o preço do silêncio?”, “Segurança Pública: qual o custo da insegurança?”, “Protecionismo: protegendo quem de quem?”, “Falta de infraestrutura: a infraestrutura pública é gratuita?”, “Educação Básica: quais as consequências da ignorância?” e “Gasto público: Quem paga a conta?”.

A programação completa do evento e mais informações sobre os palestrantes podem ser encontrados em http://forumdaliberdade.com.br. A inscrição no Fórum da Liberdade também pode ser feita por este canal. Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o 26º Fórum da Liberdade encerra-se na terça-feira (9).