Reportagem especial sobre a Ex-Febem revela que apenas uma medida foi concretizada para melhorar o atendimento
Zero Hora mostra neste domingo (7) que, mais de um ano após a publicação da série Meninos Condenados, a maioria das medidas prometidas pela Fundação de Atendimento Socieducativo (Fase) para melhoria do atendimento de adolescentes infratores não saiu do papel. De um conjunto de oito medidas, apenas uma foi concretizada.
A série de reportagens publicadas por Zero Hora em janeiro de 2012 revelou falhas estruturais e nos serviços de saúde apontadas pelo Ministério Público e pelo Judiciário. As reportagens revelaram que a Fase não conseguia recuperar jovens infratores, baseadas em um levantamento que analisou a trajetória de 162 deles durante 10 anos.
Devido à pressão, autoridades do estado e país elencaram prioridades para melhorias no atendimento. Porém, 15 meses após a publicação da série, o cenário pouco mudou. O principal destino dos jovens retratados por ZH segue sendo a prisão ou a morte.
Saiba mais sobre a série
Em janeiro de 2012, a série Meninos Condenados, de Adriana Irion e José Luis Costa, mostrou, 10 anos depois, o que aconteceu a uma turma de adolescentes infratores ex-internos da antiga Febem, em Porto Alegre. A matéria foi vencedora, em 2012, do Prêmio Esso Regional. A reportagem também conquistou o segundo lugar no Prêmio Latino-americano de Jornalismo de Investigação, promovido pelo Instituto Prensa y Sociedad. Meninos Condenados também foi premiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no 10º "Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa", venceu a categoria Reportagem no 29º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo e ficou em 2º lugar na categoria reportagem da 54ª edição do Prêmio Ari.