A partir da edição desta segunda-feira (22), três cadernos relembram o conflito que teve capítulos e personagens importantes na região de Joinville
O jornal A Notícia publica, a partir da edição desta segunda-feira (22) – dia do Centenário da Guerra do Contestado – uma série de três cadernos especiais que resgatam de forma diferente a história da maior luta armada já registrada em Santa Catarina. A Guerra do Contestado teve importantes capítulos e personagens em cidades do Planalto Norte, bem perto de Joinville, cidade-sede do AN.
No primeiro caderno, uma história em quadrinhos conta por que e como aconteceu a maior rebelião civil brasileira do século passado, que terminou com cerca de dez mil mortos. O projeto é resultado do talento do ilustrador Paulo Gerloff e do roteiro inteligente da editora Cristiane Schmitz. Os dois profissionais do AN contaram com o apoio técnico do historiador Fernando Tokarski. Artigos de estudiosos do tema complementam as 12 páginas deste primeiro suplemento, com diferentes leituras do conflito.
O segundo caderno da série oferece relatos preciosos de dez moradores da região do Contestado que ou tem idade suficiente para serem testemunhas de alguns capítulos da história ou são descendentes de quem viveu aquele tempo. São, portanto, herdeiros da história contada por seus antepassados. Para encontrar estas pessoas, a editora Cristiane Schmitz investiu quase um mês na etapa de produção, para fazer contato com fontes que pudessem intermediar as entrevistas. Depois, ela e a fotógrafa Maiara Bersch percorreram 1.614 quilômetros, durante oito dias, para fazer a reportagem de 24 páginas publicada nesta terça-feira (23).
A série termina olhando para o futuro. Em um caderno de oito páginas, que será veiculado na quarta-feira (24), a editora Marina Andrade oferece uma análise sobre a importância que a economia, a infraestrutura, o turismo, a educação e a cultura têm para o desenvolvimento da região mais carente do Estado.
O projeto também tem uma produção para o an.com.br. Além do blog Contestado, que conta um pouco dos bastidores da reportagem com depoimentos e galerias de fotos, foi produzido também um vídeo-documentário a partir das histórias narradas pelos personagens. Os três cadernos também poderão ser acessado em versão digital. O primeiro já está disponível no site.