Friday, 28 de September de 2012

Alunos de Florianópolis participam da primeira ação da campanha “A Educação Precisa de Respostas”

A ação realizada pelo Grupo RBS e FMSS contemplou 800 alunos de uma escola pública com oficinas temáticas

A ação realizada pelo Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho contemplou 800 alunos e professores de uma escola pública com oficinas temáticas












A escola Simão José Hess de Florianópolis teve um dia movimentado nesta última quinta-feira (27). Comunicadores e colaboradores do Grupo RBS agitaram a primeira ação em escolas públicas da campanha “A Educação Precisa de Respostas”, realizada em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Cerca de 800 alunos e professores participaram de oficinas de jornal, televisão, rádio, fotografia, além de baterem um papo descontraído com apresentadores da RBS TV e integrantes do programa da Atlântida FM, Pretinho Básico. O material que foi produzido nas atividades da ação “A Educação Precisa de Respostas na Escola” será publicado neste sábado (29), em um caderno especial do Diário Catarinense.

Na abertura do evento, o Vice-Presidente do Grupo RBS em Santa Catarina, Eduardo Smith, ressaltou que este tipo de ação promovida pela bandeira nas escolas reforça o comprometimento com a comunidade e o ensino, além de valorizar os professores e o ambiente de aprendizado.

O caderno de oito páginas que será encartado no DC foi produzido por uma equipe de 19 alunos do colégio. A oficina de jornal foi coordenada pelos jornalistas Júlia Antunes Lorenço, Marcos Castiel e Romi de Liz, juntamente com Cláudio Sá, Gerente Executivo de Operações do DC. O laboratório de informática da escola foi transformado em uma verdadeira redação. O trabalho passou por todas as etapas de produção de um jornal. A discussão das pautas, a ida dos alunos a campo, a redação das matérias, além da diagramação e da edição.

A ação no colégio foi marcada por outras oficinas, como dança, fisioterapia na escola, histórias em quadrinhos, redes sociais, fanzine, contos, elaboração de currículo e entrevista de trabalho. As atividades envolveram 80 voluntários.

O evento foi realizado em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí, Centro Universitário Estácio de Sá, Associação dos Contadores de Histórias de Florianópolis, Casan e a equipe do professor Otávio Auler, coordenador do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina. Além de Florianópolis, a ação “A Educação Precisa de Respostas na Escola” será realizada em Blumenau e Joinville em Santa Catarina, e Santa Maria, Caxias do Sul e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.