Ação da campanha “A Educação Precisa de Respostas” ocorre nesta quinta-feira (27) na Escola de Educação Básica Simão José Hess
Em busca de respostas e transformações na educação, a campanha institucional do Grupo RBS, lançada em agosto, promoverá sua primeira ação em uma instituição de ensino. “A Educação Precisa de Respostas na Escola” marca o início do calendário de atividades, que estreia em Florianópolis nesta quinta-feira (27). Na ação inaugural, a Escola de Educação Básica Simão José Hess contará com atividades especiais para alunos e professores.
Realizadas em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, as ações têm por objetivo valorizar o ambiente escolar, os professores, os alunos e os gestores de educação. Aproximadamente 100 voluntários, entre colaboradores do Grupo RBS e parceiros, participarão das oficinas que serão realizadas com mais de mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
– Acreditamos que a escola é o grande ambiente da educação, onde estão as respostas decisivas para a qualidade do aprendizado de crianças e jovens. A nossa campanha tem de estar dentro da escola, valorizando as respostas que já existem e incentivando a busca de novas soluções – explica Lúcia Ritzel, gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Oficinas - Jornalistas, fotógrafos e diagramadores do Diário Catarinense orientarão estudantes na produção de um jornal de oito páginas, que será encartado no DC no próximo sábado (29). O caderno terá tiragem extra de mais de 15 mil exemplares, que serão distribuídos nas escolas conveniadas ao Programa Jornal e Educação do DC.
Os alunos terão também a oportunidade de produzir um telejornal com a equipe da RBS TV na oficina de televisão. Para quem gosta de rádio, os colaboradores da Atlântida, juntamente com os meninos do Pretinho Básico, ensinarão o pessoal a criar comerciais e apresentar programas. A oficina “Meu livro preferido” promoverá um bate-papo entre alunos, professores e um comunicador da RBS sobre livros.
Estão programadas também oficinas de dança, fotografia documental, fisioterapia na escola, história em quadrinhos, redes sociais, fanzine, atividades lúdicas, contos, elaboração de currículo e entrevista de trabalho. Outra atividade a ser desenvolvida com os estudantes é a produção de uma campanha publicitária para as bibliotecas, a fim de incentivar a leitura.
Para os docentes, o coordenador do pré-vestibular da UFSC, Otávio Auler, e sua equipe farão um treinamento para trabalhar a atualização dos professores da Escola Simão José Hess. Ao final de cada período, serão sorteados livros indicados pelos comunicadores da RBS, com dedicatórias.
Voltada à defesa da educação de qualidade como condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do país, a campanha “A Educação Precisa de Respostas” está baseada em três pilares de atuação: publicitário, editorial e institucional. Esta ação inaugural em Florianópolis conta com o apoio de parceiros importantes como a Universidade do Vale do Itajaí, Universidade Estácio de Sá, Associação dos Contadores de Histórias de Florianópolis, Casan e o professor Otávio Auler e sua equipe. Esta série de eventos e mobilizações institucionais será realizada também em outras escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a fim de instigar as comunidades a refletir sobre a realidade educacional do país.
Sobre a Bandeira “A Educação Precisa de Respostas”
Criada a partir de seis perguntas formuladas com base nas metas da organização Todos pela Educação, a campanha está em busca de respostas para questões como a posição do Brasil no ranking internacional de qualidade da educação, a defasagem escolar e a participação dos pais na vida escolar dos filhos. O material da campanha está disponível no site www.precisamosderespostas.com.br, por meio do qual a comunidade pode participar enviando suas próprias perguntas sobre educação.
Serviço
O quê: Ação “A Educação Precisa de Respostas na Escola”
Onde: E. E. B. Simão José Hess (Av. Madre Benvenuta, 463, Trindade), em
Quando: quinta-feira, 27/09/2012
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Programação do Evento “A Educação Precisa de Respostas na Escola”
Manhã
9h - Abertura do evento
9h30 às 11h30 - Oficinas
10h30 às 10h45 - Intervalo
11h30 às 12h – Encerramento
Tarde
14h às 14h30 - Abertura do evento
14h30 às 16h30 - Oficinas
15h30 às 15h45 - Intervalo
16h30 às 17h - Encerramento