Tuesday, 25 de September de 2012

Grupo RBS lança seu Balanço Social 2011

Mais de R$ 135 milhões foram aplicados em projetos direcionados aos diversos públicos de relacionamento da empresa

Mais de R$ 135 milhões foram aplicados em projetos direcionados aos diversos públicos de relacionamento da empresa

O Grupo RBS divulga nesta terça-feira (25) a edição 2011 do seu Balanço Social. Este ano, o documento integral está disponível em formato digital no site do Grupo RBS (www.gruporbs.com.br) nos idiomas português e inglês, apresentando as ações e os programas, realizados ao longo de 2011, voltados aos públicos com os quais a empresa se relaciona.

Em 2011, o Grupo RBS investiu R$ 135,7 milhões em ações e projetos com seus diversos públicos: clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, poder público e ambiente. Para fazer o relatório das atividades realizadas no ano passado, o balanço social contempla os seis valores empresariais da RBS, cujo projeto de revitalização foi um dos destaques de 2011, quando mais de 70% dos colaboradores da empresa participaram de encontros para discussão da estratégia e da prática diária dos valores.

O Grupo RBS optou por apresentar as informações de acordo com as diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade propostas pela Global Reporting Initiative (GRI), em sua versão 3.0. Trata-se de um modelo mundialmente reconhecido e aplicado por centenas de empresas. Ele abrange aspectos econômicos, sociais e ambientais e assegura melhores condições para medir desempenhos, estabelecer objetivos e monitorar mudanças nas operações. O GRI também amplia a transparência na comunicação da empresa com os stakeholders graças às melhores condições que proporciona para que acompanhem as realizações corporativas e comparem-nas com as de outras companhias.

O Balanço Social do Grupo RBS enquadra-se, este ano, no nível C de aplicação do modelo GRI. A expectativa é de, nos próximos períodos, aprimorar cada vez mais o trabalho e ampliar o número de indicadores, assim como a participação dos parceiros na produção do documento.


O Balanço Social do Grupo RBS

Publicado desde 1997 pelo Grupo RBS, o Balanço Social é uma prestação de contas à sociedade, reforçando sua missão e refletindo a prática diária dos valores do grupo. Demonstra o compromisso da empresa com as comunidades em que está inserida e com o futuro do país. O documento traz informações sobre temas como a visão de responsabilidade da empresa, os valores do Grupo RBS, os programas beneficiados pelos investimentos, as ações de sustentabilidade promovidas e os espaços editoriais ocupados por temas importantes para a sociedade.


Sobre o Grupo RBS

Fundado em 31 de agosto de 1957, em Porto Alegre, o Grupo RBS é um dos maiores grupos de comunicação multimídia do Brasil. Nas mídias tradicionais, é líder de mercado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em todos os segmentos em que atua por meio de emissoras de TV aberta afiliadas à Rede Globo, emissoras de TV locais, emissoras de rádio e jornais. Por meio de sua empresa digital, cuja marca será apresentada ao mercado em outubro, o Grupo vem expandindo sua presença com aquisições e participações em empresas líderes de seus segmentos em setores de alto crescimento. Com a HSM, atua nacionalmente no segmento de educação executiva (cursos de MBA e programas para executivos), com produção de conteúdo, publicações e eventos. Mantém a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, fundada em 1987, que atua alinhada aos princípios de sustentabilidade empresarial da RBS.

O que é um Balanço Social?

Segundo o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigido a empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e comunidade. Também opera como um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. No relatório, a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, tornando pública a responsabilidade social empresarial e construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.