Evento de alinhamento interno reuniu 500 jornalistas do Grupo RBS no sábado (22), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre
O Grupo RBS realizou no último sábado (22) a sexta edição do Encontro de Jornalismo e Entretenimento, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Com o objetivo de provocar reflexões, debater tendências em comunicação e disseminar boas práticas de produção de conteúdo e inovação, o evento reuniu 500 jornalistas da empresa.
Presidente Executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer falou sobre a relevância do negócio de comunicação, a importância do jornalismo para a RBS e o papel do jornalista neste contexto.
– Quero colocar os jornalistas no centro das discussões estratégicas do Grupo RBS para juntos definirmos o futuro do nosso negócio. Estou completamente comprometido com cada um de vocês – disse Eduardo.
Como convidado especial, o Grupo RBS trouxe Nelson Mattos, Vice-presidente de Produtos e Engenharia da Google para Europa e Mercados Emergentes. Mattos, que é gaúcho, abordou a evolução da internet e o impacto das mudanças tecnológicas para o mercado de comunicação. Ele falou ainda sobre como aproveitar as oportunidades que surgem com estas mudanças, como estar atento ao consumo de formatos abertos e ao consumo de mídia personalizado.
O Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, foi entrevistado por quatro jornalistas da empresa e respondeu questões sobre orientação editorial e cobertura dos veículos.
- Quero lançar aqui o conceito do jornalismo TD, que quer dizer jornalismo em todas as dimensões, em todas as plataformas. Quando um jornalista nosso levanta de manhã e tuíta uma informação de casa, ele está fazendo jornalismo - disse Nelson.
Ao final da programação, o Presidente Emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, fez uma saudação aos jornalistas. No texto reflexivo, em que evidenciou a larga experiência com o jornalismo e com a história da comunicação, no Brasil e no mundo, reafirmou a necessidade de o jornalismo se reiventar.
Como parte das atividades do encontro, foi apresentada a Pesquisa Jovens e o Consumo de Informação, o Reality Show da Inovação, organizado em parceria com a Fundação Certi (SC), o Concurso Minha Ideia, que premiou o autor da ideia mais inovadora com um iPad, e o Painel Jornalismo de Verdade, onde membros do Comitê Editorial destacaram algumas das melhores práticas jornalísticas realizadas nos veículos de comunicação do Grupo RBS e do mundo.