Monday, 24 de September de 2012

Jornalismo relevante para o público foi tema do Encontro RBS de Jornalismo e Entretenimento 2012

Evento de alinhamento interno reuniu 500 jornalistas do Grupo RBS no sábado (22), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre

Evento de alinhamento interno reuniu 500 jornalistas do Grupo RBS no sábado (22), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre

O Grupo RBS realizou no último sábado (22) a sexta edição do Encontro de Jornalismo e Entretenimento, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Com o objetivo de provocar reflexões, debater tendências em comunicação e disseminar boas práticas de produção de conteúdo e inovação, o evento reuniu 500 jornalistas da empresa.

Presidente Executivo do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer falou sobre a relevância do negócio de comunicação, a importância do jornalismo para a RBS e o papel do jornalista neste contexto.

– Quero colocar os jornalistas no centro das discussões estratégicas do Grupo RBS para juntos definirmos o futuro do nosso negócio. Estou completamente comprometido com cada um de vocês – disse Eduardo.


Como convidado especial, o Grupo RBS trouxe Nelson Mattos, Vice-presidente de Produtos e Engenharia da Google para Europa e Mercados Emergentes. Mattos, que é gaúcho, abordou a evolução da internet e o impacto das mudanças tecnológicas para o mercado de comunicação. Ele falou ainda sobre como aproveitar as oportunidades que surgem com estas mudanças, como estar atento ao consumo de formatos abertos e ao consumo de mídia personalizado.

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, foi entrevistado por quatro jornalistas da empresa e respondeu questões sobre orientação editorial e cobertura dos veículos.

- Quero lançar aqui o conceito do jornalismo TD, que quer dizer jornalismo em todas as dimensões, em todas as plataformas. Quando um jornalista nosso levanta de manhã e tuíta uma informação de casa, ele está fazendo jornalismo - disse Nelson.

Ao final da programação, o Presidente Emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, fez uma saudação aos jornalistas. No texto reflexivo, em que evidenciou a larga experiência com o jornalismo e com a história da comunicação, no Brasil e no mundo, reafirmou a necessidade de o jornalismo se reiventar.

Como parte das atividades do encontro, foi apresentada a Pesquisa Jovens e o Consumo de Informação, o Reality Show da Inovação, organizado em parceria com a Fundação Certi (SC), o Concurso Minha Ideia, que premiou o autor da ideia mais inovadora com um iPad, e o Painel Jornalismo de Verdade, onde membros do Comitê Editorial destacaram algumas das melhores práticas jornalísticas realizadas nos veículos de comunicação do Grupo RBS e do mundo.