Jornalistas concorrem nas categorias reportagem e infantil
O livro Guerras e Tormentas - Diário de Um Correspondente Internacional, do jornalista de Zero Hora Rodrigo Lopes, está entre as obras finalistas do Prêmio Jabuti 2012, divulgadas nesta semana. Na lista da distinção, uma das mais importantes da literatura nacional, também está o escritor e colunista de ZH, Fabrício Carpinejar, com o livro Votupira - o vento doido da esquina.
Guerras e Tormentas conta bastidores de 14 reportagens internacionais sobre fatos que marcaram a história desta primeira década do século 21.Também são destaques no livro a visão do repórter sobre as guerras na Líbia e do Líbano, os terremotos no Haiti e no Peru, o furacão Katrina, a eleição e posse de Obama, a morte de João Paulo II, eleição de Bento XVI, o Vietnã 30 anos depois do conflito e o resgate dos mineiros no Chile.
A obra de Carpinejar, finalista na categoria infantil, conta a história de uma criatura que brinca de esconde-esconde, assusta crianças, faz bolhas de sabão, acaricia o rosto dos ciclistas e que está por toda parte.
Os autores
Rodrigo Lopes, 33 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem especialização em Jornalismo Ambiental, pelo International Institute for Journalism, de Berlim, e em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Em 2003, recebeu o Prêmio Rey de España de Jornalismo, o maior prêmio de imprensa em lingua portuguesa e espanhola, das mãos do Rei Juan Carlos, em Madri.
Natural de Caxias do Sul, Fabrício Carpinejar é jornalista e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Em ZH desde 2010, estreou com a série Estrelas do Mar. No ano seguinte produziu a série Beleza Interior. Atualmente escreve crônica semanal e é colunista do caderno Donna. Carpinejar já lançou 20 livros. Por Canalha!, recebeu o Jabuti de crônica em 2009, por Mulher Perdigueira ganhou o Prêmio Açorianos em 2010. O mais recente livro é Ai Meu Deus, Ai Meu Jesus, que segue a linha de crônicas.
O Prêmio Jabuti
Concorrem livros publicados no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011. Os três vencedores de cada categoria serão revelados no dia 18 de outubro. Na premiação, em 28 de novembro, serão conhecidos os dois melhores livros publicados em 2011 em Ficção e Não Ficção. A lista completa pode ser conferida na página oficial da Câmara Brasileira do Livro.