Neste sábado (22), o suplemento homenageia a obra do escritor gaúcho Erico Verissimo, que completa 50 anos de publicação em 2012
Em alusão ao cinquentenário de publicação de um dos grandes clássicos da literatura gaúcha, O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, Zero Hora traz uma edição especial do Caderno Cultura neste sábado (22).O suplemento, que terá 16 páginas, inclui uma entrevista com Luis Fernando Verissimo, filho de Erico, e uma análise de estudiosos sobre a obra do escritor.
A edição especial deste sábado apresenta curiosidades sobre as adaptações da obra para o cinema e televisão, o que se disse à época da publicação e curiosidades sobre a trilogia. Além disso, uma Figueira genealógica da família Terra Cambará trará a sinopse de cada personagem e seu ano de vida e de ação na história. O caderno também traz uma reportagem sobre cada um dos três volumes - O Continente, O Retrato e O Arquipélago -, com uma linha do tempo sobre episódios marcantes e contexto da época em que cada livro se situa.
Em zerohora.com, um webdocumentário sobre O Tempo e o Vento mostra depoimentos de Luis Fernando Verissimo, de especialistas, uma entrevista com Rossano Viero Cavalari, coordenador do Museu Erico Verissimo, em Cruz Alta, além e fotografias antigas do escritor.