O caderno que será publicado neste sábado (22) contará o desfecho da consultoria das três empresas selecionadas para o projeto Eu Empresário e dará dicas sobre empreendedorismo para quem deseja começar um negócio
Para fechar a série de reportagens do Eu Empresário, um projeto do Sebrae/SC em pareceria com o Grupo RBS, o jornal Diário Catarinense preparou um caderno especial, que será encartado neste sábado (22). Em oito páginas, o leitor poderá compreender quais são os erros mais comuns de quem começa um negócio e, conhecer as dicas de consultores, para aprender a evitá-los. As reportagens apresentam as bases para que os empreendedores, estimulados pelos microempresários do projeto, deem o passo inicial na realização dos seus sonhos.
A série de reportagens do Eu Empresário acompanhou de perto a realidade de três microempresas de diferentes regiões de Santa Catarina, cada uma delas em uma fase diferente de desenvolvimento. O caderno especial do DC mostrará o capítulo final da consultoria nas microempresas e revelará o que elas conseguiram modificar em suas rotinas e processos, após 20 horas de consultoria. O conteúdo do suplemento poderá servir também para os empresários já estabelecidos no mercado terem um apoio extra com a série de dicas para melhorar em seus negócios.
Enquanto Gustavo Duarte, dono da Autoelétrica JG, de Santa Cecília, guardava os rendimentos da empresa no bolso, o empreendedor Sérgio Dias, do Esfihão, em Criciúma, pagava duas vezes pelo ICMS em alguns produtos. Por sua vez, o empresário Robson Boso, da Trava Forte, em Nova Trento, só precisava implantar mais algumas ferramentas de controle financeiro. As mudanças recomendadas pelos consultores foram da transformação profunda, em uma empresa, aos ajustes finos, nas outras. A riqueza dos exemplos, que também foram permeados pela história de vida dos empresários, teve o potencial de inspirar empreendedores pelo Estado afora.
Santa Catarina tem vocação para o empreendedorismo. Tanto que, em um cenário nacional de recorde na criação de empresas – como neste ano – o Estado se posiciona como o terceiro do país com o maior crescimento no número de negócios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Para se informar mais sobre o assunto e saber do desfecho do projeto, não deixe de conferir o material que também estará disponível no site do DC.