Friday, 21 de September de 2012

Jornal A Notícia publica série de reportagens sobre candidatos a vereador

"Corrida à Câmara" mostrará distribuição geográfica dos concorrentes, suas prioridades, o que pensam sobre o salário do parlamentar e as sobras orçamentárias

"Corrida à Câmara" mostrará distribuição geográfica dos concorrentes, suas prioridades, o que pensam sobre o salário do parlamentar e as sobras orçamentárias

O jornal A Notícia publica, a partir deste domingo (23) até quinta-feira (27) a série de reportagens "Corrida à Câmara", sobre o universo dos candidatos a vereador de Joinville. O trabalho é fruto de um levantamento inédito feito por repórteres e editores de AN durante quase dois meses, ouvindo 331 - ou 98,2% dos concorrentes - que estão em campanha pela Câmara de Vereadores do maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

Ao ligar para o candidato, o repórter fazia quatro perguntas objetivas: que bairro mora, o que pensa sobre o salário do vereador e as sobras orçamentárias da Câmara e a prioridade que vai defender, se eleito. A questão das sobras - dinheiro não utilizado que tem de ser devolvido ao Executivo - rendeu polêmica na cidade porque, muitas vezes, os recursos que sobravam eram devolvidos com destino "carimbado" a obras e ações de interesses dos legisladores.

A aplicação da pesquisa foi feita pela editoria de Política, composta pela editora Raquel Schiavini, a editora-assistente Rosane Felthaus, os repórteres João Kamradt e Rogério Kreidlow, que compilaram o banco de dados da pesquisa. Colaboraram no levantamento a repórter Larissa Guerra e as editoras-assistentes Marina Andrade e Carolina Mar.

As informações geraram um vasto banco de dados que, com o cruzamento de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), possibilitam uma série de leituras sobre o universo das candidaturas a vereador na cidade mais populosa de Santa Catarina, além de permitir acompanhar, depois de outubro, se os 19 eleitos vão mudar de opinião em relação às convicções que tinham quando candidatos.

A pesquisa levou em conta 337 candidatos que estão efetivamente concorrendo às eleições, da lista de 351 candidatos a vereador de Joinville registrados no TSE. Treze candidatos foram excluídos por serem inaptos ou desistentes - entre eles, há quem continua apto, mas afirmou ter aberto mão da campanha. Dos 337 válidos, 333 foram contatados, 331 participaram da pesquisa e dois se recusaram a respondê-la. Quatro candidatos não foram encontrados e não retornaram às mensagens deixadas em vários contatos fornecidos por seus partidos ao longo dos dois meses da pesquisa.

Além de cinco reportagens na versão impressa do jornal A Notícia, a série "Corrida à Câmara" também trará matérias com os resultados detalhados de dados no site www.an.com.br e no blog Eleições AN ao longo da semana.