Tuesday, 11 de September de 2012

Homenagem a Erico Verissimo: O Tempo e O Vento é celebrado em Alegrete

Nesta quarta-feira (12), obras do autor serão doadas a escolas do município, com apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Nesta quarta-feira (12), obras do autor serão doadas a escolas do município, com apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Homenagear o cinquentenário de publicação de um dos grandes clássicos da literatura gaúcha por meio da cultura e do incentivo à leitura é o mote do projeto Erico Verissimo – 50 anos de O Tempo e O Vento. O projeto, que tem apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, consiste na doação de 1,6 mil obras do autor para escolas de oito municípios gaúchos, além de apresentações da peça “O Sobrado”, do Grupo Cerco. Promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc e Associação Lígia Averbuck, a iniciativa foi lançada no final de agosto em Porto Alegre, e chega a Alegrete nesta quarta-feira (12).

– Promover a cultura e o desenvolvimento de jovens é um patrimônio não só do Rio Grande do Sul, mas de todo País – afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Zildo De Marchi, confirmando que o projeto trará resultados a curto e médio prazos.

Em Alegrete, a apresentação da peça “O Sobrado” acontece nesta quarta-feira (12), às 20h, no Centro Cultural de Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, s/nº). A entrada é franca. Escolas do município também recebem exemplares do autor.

– A linguagem do jovem está ligada ao visual. Ao unir o livro às imagens, o que se pretende é incentivar a leitura, sem a qual é impossível construir o futuro – defendeu a presidente da Associação Lígia Averbuck, Ana Mottin, fazendo um apelo para que iniciativas como essa continuem sendo realizadas.

Sobre “O Sobrado” - A montagem “O Sobrado”, do Grupo Cerco (RS), dirigida por Inês Marocco, é uma adaptação cênica de sete capítulos da obra literária “O Continente”, que integra a trilogia “O Tempo e o Vento”, de Erico Verissimo. A ação se passa em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em sua casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio perturbado e agonizante, enquanto a morte se faz presente dentro e fora da casa. Nesse ambiente angustiante, Licurgo resiste à invasão dos maragatos e, intolerante, se recusa a pedir trégua aos inimigos.

Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.  Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

Sobre a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – Alinhada aos princípios de sustentabilidade empresarial da RBS, a FMSS executa e apoia iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento sustentado das comunidades onde a RBS atua, em parceria com o poder público, iniciativa privada e organizações do terceiro setor. Site: www.fmss.org.br

Espetáculo “O Sobrado” – Grupo Cerco

Ficha técnica

Faixa etária: 14 anos

Classificação: Drama

Duração do espetáculo: 1h50

Autor: Erico Verissimo

Direção: Inês Marocco

Realização: Grupo Cerco

Produção executiva: Rodrigo Fiatt