A reportagem “Os Donos do mercado” publicada em setembro de 2011 foi premiada com o 1º lugar na categoria jornal impresso e geral. A RBS TV também conquistou prêmios na categoria televisão.
O jornal Diário Catarinense foi o campeão final do 12º Prêmio ACIC de Jornalismo, promovido pela Associação Empresarial de Criciúma. Com a matéria especial, “Os donos do mercado”, o subeditor de economia do DC, Alexandre Lenzi, conquistou o primeiro lugar na categoria jornal impresso e o 1º lugar geral entre todos os finalistas.
No trabalho premiado, Lenzi destaca as maiores redes de supermercados de Santa Catarina que nasceram na região carbonífera, Angeloni, Giassi, Bistek e fala ainda de outras duas pequenas redes que despontam atualmente no ramo supermercadista, Moniari e Manentti.
“A ideia do trabalho é mostrar como um mercadinho de bairro pode sim se tornar um grande empreendimento e é por isso que contamos as trajetórias dos maiores supermercados da região. Acredito que o diferencial foi conseguir falar com todas estas fontes e trazer histórias novas que nem todo mundo conhece ou tem acesso”, explica o autor da reportagem, Alexandre Lenzi.
Além do jornal, a RBS TV também conquistou outros dois títulos na categoria televisão para o Grupo RBS. O terceiro e segundo lugar ficaram com os âncoras do Jornal do Almoço em Criciúma, Fábio Cadorin e Eliane Gonçalves, respectivamente.
O prêmio tem como objetivo fomentar notícias positivas da região na mídia. No evento, foram selecionados trabalhos em sete categorias, além da primeira colocação geral entre os finalistas. As produções foram analisadas por três jurados e foram entregues cerca de R$ 14 mil em premiações. O presidente da ACIC, Olvacir Bez Fontana finalizou a solenidade antecipando a categoria especial do Prêmio ACIC 2013, referente à educação.
O 12º Prêmio ACIC de Jornalismo é uma iniciativa da ACIC e tem como patrocinadores a Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU), Sicredi, SATC, Siecesc e LJ Informática.
Confira a lista dos vencedores do 12° Prêmio ACIC de Jornalismo:
Categoria Especial Indústria – Claudemir Schmitz (A Tribuna) – com a reportagem “Indústria mais forte, cidade mais rica” que abordou a principal fonte de arrecadação do município, o setor secundário, gerando mais de 18 mil postos de trabalho.
Categoria Televisão - Fabíola Oliveira, Caroline Bortot, Felipe Bressan e Elder Machado (Tv Litoral Sul) – com a reportagem “Corrente de solidariedade: 11 anos de campanha do agasalho.
2º - Eliane Gonçalves – Biodiesel, um combustível ecologicamente correto.
3º - Fábio Cadorin – Água limpa, peixe vivo. Projeto de responsabilidade ambiental na impressão gráfica.
Categoria Rádio - Denis Luciano (Rádio Eldorado) – com a reportagem “Difa 50 anos: a guria deixou saudades”.
2º - Filhos do picadeiro – Maria do Carmo Garcia e Fernando Machado (Rádio Eldorado)
3º - Mãos femininas que construíram a capital do carvão – Denis Luciano (Rádio Eldorado)
Categoria Jornal Impresso – Alexandre Lenzi (Diário Catarinense) – com a reportagem “Polo catarinense: os donos do mercado”.
2º - A tecnologia chega ao meio rural – Samira Pereira (Jornal da Manhã)
3º - Atrás da bola e dos sonhos: Projeto tigrinhos da oportunidade para que crianças transformem em craques também na vida – João Lucas Cardoso Guidi (A Tribuna)
Categoria Trabalho Acadêmico – Douglas Saviato Medeiros (Faculdade Satc) – com a reportagem “Bairro Próspera desponta como Eldorado criciumense”.
Categoria Web Jornalismo – Karina Farias (Portal Satc) – com a reportagem “Com mais de 60 e feliz”.
Categoria Fotografia – Lucas André Colombo (Jornal da Manhã) – com a fotografia “Escola Integral”.
2º - A tecnologia chega ao meio rural – Ulisses Job Lima (Jornal da Manhã)
3º - Uma esperança no céu – Nícola Martins (Portal Engeplus)
Primeiro Lugar Geral – Alexandre Lenzi (Diário Catarinense) – com a reportagem “Polo catarinense: os donos do mercado”. Que abordou o desenvolvimento das três maiores redes supermercadistas de Santa Catarina.